Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando as seguintes patologias: Hepatite B e C, o HIV-AIDS e a Febre Amarela. Julgue as assertivas abaixo e atribua (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO.

( ) Na febre amarela o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. As fêmeas e os machos podem transmitir o vírus e o repasto sanguíneo provê nutrientes essenciais para a maturação dos ovos e, consequentemente, a completude do ciclo gonotrófico.

( ) O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (gestação/ parto para criança e via parenteral) e pelo leite materno. A transmissão vertical para criança somente ocorre durante o parto e a amamentação.

( )A Hepatite C aguda apresenta evolução subclínica, com cerca de 80% de casos assintomáticos e anictéricos, dificultando o diagnóstico.

( ) A Hepatite B pode ser transmitido por solução de continuidade (pele e mucosa), relações sexuais desprotegidas e por via parenteral (compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, etc.) e via fecal-oral. Outros líquidos orgânicos, como sêmen, secreção vaginal e leite materno podem igualmente conter o vírus e constituir fontes de infecção.

A sequência CORRETA é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F, F, V, F.

  • ( ) Na febre amarela o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. As fêmeas e os machos podem transmitir o vírus e o repasto sanguíneo provê nutrientes essenciais para a maturação dos ovos e, consequentemente, a completude do ciclo gonotrófico.
  • ( ) O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (gestação/ parto para criança e via parenteral) e pelo leite materno. A transmissão vertical para criança somente ocorre durante o parto e a amamentação.
  • (V) A Hepatite C aguda apresenta evolução subclínica, com cerca de 80% de casos assintomáticos e anictéricos, dificultando o diagnóstico.
  • ( ) A Hepatite B pode ser transmitido por solução de continuidade (pele e mucosa), relações sexuais desprotegidas e por via parenteral (compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, etc.) e via fecal-oral. Outros líquidos orgânicos, como sêmen, secreção vaginal e leite materno podem igualmente conter o vírus e constituir fontes de infecção.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *