Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 1935, o químico norte-americano Wendell M. Stanley conseguiu isolar pela primeira vez o vírus do mosaico do tabaco, tornando possível estudar as propriedades químicas dos agentes virais. Com esse trabalho, Stanley recebeu o premio Nobel de Química, em 1946. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) A transcriptase reversa é uma enzima presente nos retrovírus, que se encontra inativa no vírus, mas que se torna ativa assim que penetra na célula hospedeira.

Gabarito: Letra B.

b)  A transcriptase reversa é uma enzima presente nos retrovírus, que se encontra inativa no vírus, mas que se torna ativa assim que penetra na célula hospedeira.

 

Os vírus só são capazes de se reproduzirem dentro de seus hospedeiros, portanto, uma vez que infectam as células dos hospedeiros os vírus passam para um estado ativo e começam a se reproduzir. Os vírus que possuem a enzima transcriptase reversa são chamados de retrovírus (por exemplo, o vírus da hepatite B, vírus HIV, etc.). Como o próprio nome diz, essa enzima faz a transcrição no sentido reverso (em comparação com o que ocorre nas células), ou seja, produz uma molécula de DNA a partir de uma molécula de RNA. Os vírus que utilizam esse processo são os vírus que possuem RNA como material genético, e após infectarem a célula hospedeira a transcriptase reversa torna-se ativa, e utiliza os nucleotídeos presentes na célula hospedeira para sintetizar uma molécula de DNA a partir do RNA viral. Inicialmente forma-se uma molécula duplex RNA/DNA, em seguida o RNA é degradado, a fita simples de DNA é complementada formando-se uma fita dupla de DNA viral ou provírus (que será integrado ao genoma do hospedeiro pela enzima integrase). A enzima transcriptase reversa possui diversas aplicações em pesquisas na área de Biologia Molecular (estudos de expressão gênica, por exemplo).

 

 

Análise das demais alternativas;

 

a)  O bacteriófago T apresenta dois tipos de ciclos reprodutivos, ciclo lítico e ciclo lisogênico, sendo que, no ciclo lítico, o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano, mas não interfere no metabolismo da bactéria, enquanto no ciclo lisogênico o DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano.

INCORRETA.

Foi invertida a ordem. No ciclo lisogênico, o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano, mas não interfere no metabolismo da bactéria, enquanto no ciclo lítico o DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano.

 

c)  Os vírus de estrutura mais simples apresentam basicamente uma cápsula proteica – nucleocapsídeo – envolvendo o material genético, o DNA.

INCORRETA.

Essa afirmativa está incompleta, pois, o material genético pode ser o DNA ou RNA (alguns vírus possuem os dois).

 

 

d)  As moléculas proteicas que revestem o vírus da AIDS têm grande afinidade por proteínas presentes nos citoplasmas dos eritrócitos.

INCORRETA.

A afirmativa apresenta dois erros. As moléculas que revestem o vírus da AIDS têm grande afinidade por proteínas presentes na superfície da membrana celular (receptores) dos linfócitos, sendo o CD4 o principal receptor para o HIV. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *