Continua após a publicidade..
Em 2005, a Organização Mundial de Saúde divulgou um alerta mundial para a possibilidade de eminência de uma pandemia por um novo vírus influenza (H5N1), chamada de “gripe aviária” ou “influenza aviária”. Sobre esta doença, é incorreto afirmar que:
- A) Até hoje não foram registrados casos de morte resultantes de gripe aviária em humanos no Brasil.
- B) As aves silvestres são consideradas reservatórios naturais do vírus, e podem disseminá-lo entre continentes.
- C) A contaminação humana pode ocorrer através do contato direto com a ave infectada ou durante seu manuseio, como no abate.
- D) Os vírus estão presentes nas fezes, sangue, e secreções respiratórias das aves infectadas.
- E) Todos os casos comprovados de infecção humana pelo vírus H5N1, causador da “gripe aviária” até o momento foram fatais.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Todos os casos comprovados de infecção humana pelo vírus H5N1, causador da "gripe aviária" até o momento foram fatais.
A afirmativa correta é a letra E, pois, mesmo que a gripe aviária seja uma doença rara em humanos, os casos de infecção pelo vírus H5N1 têm sido associados a altas taxas de mortalidade. Embora não tenham sido registrados casos de morte resultantes de gripe aviária em humanos no Brasil até o momento, a possibilidade de infecção fatal é uma característica significativa dessa doença. Portanto, a afirmação de que todos os casos comprovados de infecção humana pelo vírus H5N1 foram fatais está correta, pois reflete a gravidade dessa condição.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário