Em laboratório de Microbiologia, uma cocultura das bactérias A e B foi realizada em meio contendo sais minerais e amido como única fonte de carbono. Foram acompanhados, além do crescimento dos microrganismos, a concentração de oxigênio, o consumo de amido, glicose e pH do meio. Os resultados podem ser observados na figura a seguir.
Considerando os resultados, analise as afirmativas.
I– Foi possível diferenciar o crescimento das bactérias A e B por meio da contagem de UFC em meio seletivo e diferencial.
II– O amido foi hidrolisado à custa de celulases produzidas pela bactéria A.
III– A glicose é produto da hidrólise ácida exaustiva do amido.
IV– A bactéria B é anaeróbia estrita e só cresceu após a exaustão do oxigênio do meio.
Estão corretas as afirmativas
- A) I, II e IV.
- B) I, II e III.
- C) I, III e IV.
- D) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) I, III e IV.
Para explicar a resposta:
Analisando os resultados apresentados na figura, podemos verificar que:
I - Foi possível diferenciar o crescimento das bactérias A e B por meio da contagem de UFC em meio seletivo e diferencial. Isso indica que as bactérias A e B possuem características distintas que permitem sua identificação e diferenciação em meios específicos.
III - A glicose é produto da hidrólise ácida exaustiva do amido. Isso significa que, no experimento, o amido foi utilizado como fonte de carbono pelas bactérias, sendo hidrolisado e convertido em glicose pela ação de enzimas produzidas pelas próprias bactérias.
IV - A bactéria B é anaeróbia estrita e só cresceu após a exaustão do oxigênio do meio. Isso indica que a bactéria B requer condições anaeróbias para seu crescimento, e só conseguiu se desenvolver quando o oxigênio presente no meio foi consumido completamente.
Deixe um comentário