Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação às doenças causadas por vírus, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) O modo mais comum dos vírus causarem doenças é através da lise celular.

 

( ) Alguns vírus causadores de doenças podem permanecer por anos no indivíduo, sendo ativos em certas épocas e inativos em outras.

 

( ) A maioria dos vírus não são capazes de produzir outras substâncias que possam agir como toxinas, alterando o metabolismo celular.

 

( ) Os raios X, a luz solar, o alcatrão existente nos cigarros e certas substâncias químicas causadoras de câncer não apresentam a capacidade de desencadear a atividade viral.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resposta:

Alternativa correta:

Letra B) V – V – F – F.

Explicação:

  • (V) O modo mais comum dos vírus causarem doenças é através da lise celular: Verdadeiro. Muitos vírus causam doenças através da lise celular, que é a ruptura da membrana celular do hospedeiro para liberar novas partículas virais.
  • (V) Alguns vírus causadores de doenças podem permanecer por anos no indivíduo, sendo ativos em certas épocas e inativos em outras: Verdadeiro. Exemplos incluem o vírus da herpes e o vírus da hepatite B, que podem permanecer latentes no organismo e se tornarem ativos em determinadas circunstâncias.
  • (F) A maioria dos vírus não são capazes de produzir outras substâncias que possam agir como toxinas, alterando o metabolismo celular: Falso. Alguns vírus produzem toxinas que afetam o metabolismo celular e contribuem para os sintomas da doença, como é o caso do vírus da gripe.
  • (F) Os raios X, a luz solar, o alcatrão existente nos cigarros e certas substâncias químicas causadoras de câncer não apresentam a capacidade de desencadear a atividade viral: Falso. Certos agentes físicos e químicos podem predispor o organismo a infecções virais, enfraquecendo o sistema imunológico e facilitando a entrada e replicação dos vírus.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *