Em relação às fases da dengue, analise as afirmativas a seguir:
I. Fase febril: a primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38°C, de início abrupto e com duração de dois a sete dias, associada a cefaleia, astenia, mialgia, artralgia e dor retro-orbitária. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia também podem se fazer presentes, havendo ocorrência desta última em um percentual significativo dos casos. Após a fase febril, grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente, com melhora do estado geral e retorno do apetite.
II. Fase crítica: tem início com o declínio da febre (de fervescência), entre o terceiro e o sétimo dia do início da doença. Os sinais de alarme, quando presentes, ocorrem nessa fase. A maioria deles é resultante do aumento da permeabilidade capilar. Essa condição marca o início da piora clínica do paciente e sua possível evolução para o choque, por extravasamento plasmático. Sem a identificação e o correto manejo nessa fase, alguns pacientes podem evoluir para as formas graves.
III. Os casos graves de dengue são caracterizados por sangramento grave, disfunção grave de órgãos ou extravasamento grave de plasma. O choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido pelo extravasamento. Ocorre habitualmente entre o quarto e o quinto dia – no intervalo de três a sete dias de doença –, sendo geralmente precedido por sinais de alarme.
Assinale
- A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Gabarito: Alternativa D
Justificativa: A dengue consiste em uma doença viral causada por um arbovírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Constitui de uma doença infecciosa febril aguda, que pode também apresentar-se de forma mais grave, podendo levar o indivíduo a morte. Destacamos abaixo cada uma das fases apresentadas pela doença:
Fase febril: apresenta a fase inicial da doença, no qual caracteriza-se em quadros de febre baixa a febre alta incapacitante, dor forte de cabeça e atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções e coceiras na pele. Na maioria dos casos, após essa fase ocorre a recuperação do indivíduo, com melhora gradativa no estado de saúde.
Fase crítica: corresponde a uma complicação no quadro, no qual ocorre após o declínio na fase febril. Nesse momento, há uma piora clínica, com aumento da permeabilidade capilar e possível evolução para choque, quando não tratado a tempo.
Fases mais graves caracterizam a forma de Dengue Hemorrágica, no qual representa uma complicação do quadro clássico, com uma reação inflamação exagerada no organismo, alterando os padrões de coagulação e apresentando hemorragias e perda de fluídos, podendo levar o indivíduo a morte por choque, em decorrência da perda exagerada de sangue e fluídos.
Dito isso, é possível destacar que todas as afirmativas apresentadas estão corretas (Alternativa D).
Deixe um comentário