Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
(Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43797-ministerio-da-saude-alerta-parabaixas- coberturas-vacinais-para-polio.)
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite.
- A) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.
- B) A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença.
- C) É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio.
- D) A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado uma pessoa contaminada na fase crônica da doença.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.
Gabarito: Alternativa A
Justificativa: A poliemielite é uma doença contagiosa causada por um vírus de RNA de fita simples do tipo Poliovírus. Também chamada de paralisia infantil, acomete adultos e crianças, no qual em casos graves pode acarretar em paralisia nos membros, sendo mais comum nos membros inferiores. Essa sequela ocorre devido ao vírus destruir as células nervosas da medula espinhal, acarretando na perda de massa muscular e paralisia.
O contágio por esse vírus ocorre com o contato com secreções de pessoa infectada ou por ingestão de água ou alimentos contaminados. A única forma de prevenção é a vacinação, no qual está disponível no calendário vacinal nacional, sendo obrigatória a partir dos 5 anos de idade.
Deixe um comentário