Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Há dois tipos de seres procariotos: bactérias e archaea. Sobre as diferenças entre eles, podemos afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) As archaeas apresentam em seu cromossomo histonas, à semelhança das células eucarióticas.

Gabarito da banca: Letra "E"

Entendimento: Letra "E"


Acompanhe minha análise:

 

a)  As bactérias apresentam cromossomo único e as archaeas sempre apresentam o número de cromossomos maior que um.

ERRADA. Tanto bactérias quanto arquebactérias (procariotos) possuem apenas um cromossomo. Anote aí:

O cromossomo procariótico consiste geralmente em uma única molécula de DNA circular longa e superespiralada, que serve como centro de controle da célula bacteriana. Ele tem a capacidade de se autoduplicar, orientar a divisão celular e direcionar as atividades da célula. Uma célula procariótica não contém nucleoplasma nem membrana nuclear; assim, o cromossomo encontra-se suspenso ou inserido no citoplasma. O espaço ocupado pelo DNA no interior de uma célula bacteriana é, algumas vezes, designado como nucleoide bacteriano.

[...]

No citoplasma das células procarióticas, pode-se observar também a presença de pequenas moléculas circulares de DNA de fita dupla, que não fazem parte do cromossomo (designado como DNA extracromossômico ou plasmídio) [...]. Um plasmídio pode conter desde menos de 10 genes até várias centenas deles. Uma célula bacteriana pode ser desprovida de plasmídios, ou pode conter um plasmídio, múltiplas cópias dele ou mais de um tipo (i. e., plasmídios contendo diferentes genes). (p. xxi, grifo nosso).

Referência: Fader, Robert C.; Engelkirk, Paul G; Duben-Engelkirk, Janet. Burton microbiologia para as ciências da saúde. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.


b)  As archaeas possuem seu material genético revestido por membrana.

ERRADA. Material genético sem estar no núcleo, pois não há; logo, não está revestido por membrana.


c)  Somente bactérias podem realizar reprodução sexuada.

ERRADA


d)  As bactérias apresentam parede celular quimicamente idêntica às archaeas.

ERRADA. Não. Anote aí:

A parede celular relativamente fina das bactérias gram-negativas contém uma camada fina de peptidoglicano, uma membrana externa e lipopolissacarídeo. A parede celular mais espessa das bactérias gram-positivas contém uma camada espessa de peptidoglicano e ácidos teicoico e lipoteicoico. (p. xxi, grifo nosso).

Referência: Fader, Robert C.; Engelkirk, Paul G; Duben-Engelkirk, Janet. Burton microbiologia para as ciências da saúde. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

 

Veja (p. 569):

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.


e)  As archaeas apresentam em seu cromossomo histonas, à semelhança das células eucarióticas.

CORRETA. Anote aí:

As histonas de arqueias são encontradas na maioria dos Euryarchaeota, incluindo arqueias halófilas extremas, como Halobacterium. Contudo, uma vez que os halófilos extremos não são termófilos, as histonas de arqueias podem possuir outras funções além de auxiliar na estabilidade do DNA, como na regulação da expressão gênica, abrindo a hélice de forma a permitir a ligação das proteínas envolvidas na transcrição. (p. 540).

Referência: MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *