Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia os fragmentos de textos e responda às duas questões a seguir:

 

Segundo a publicação online do Amazonas atual, em 23 de janeiro de 2018: “É pequeno o risco de surto da febre amarela no Amazonas, informa a Secretaria de Estado de Saúde. Nos últimos quatro anos, apenas 5 casos de febre amarela foram confirmados no Estado e todos na zona rural. No Amazonas, o vírus circula somente em área silvestre… A baixa probabilidade de surto se deve à ampla cobertura vacinal, que é acima de 80% da população. O Amazonas é considerado área endêmica para a febre amarela”. Disponível em: http://amazonasatual.com.br/risco-de-surto-de-febre-amarela-no-amazonas-e-pequeno-diz-susam/. Acesso em 12 de maio de 2018.(adaptado).

 

De acordo com a publicação online da Agência Brasil em 12/6/2017:

 

“… O número de vítimas de febre amarela no estado do Rio já chega a 21 este ano e os novos casos ocorreram mais próximos à capital… Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde… Em outros oito municípios foram registrados casos de febre amarela em macacos”. Fonte: Vladimir Platonow- repórter da Agência Brasil. Rio de Janeiro. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017. Acesso em 09/9/2017. (adaptado).

 

Marque a alternativa que trata do tema febre amarela corretamente.

Resposta:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O agente etiológico da febre amarela urbana é um vírus que é transmitido pelo Aedes aegipty, nos centros urbanos, o mesmo que transmite Dengue, Chikungunya e Zika.

Explicação:

A febre amarela possui duas formas de manifestação: urbana e silvestre. Na forma urbana, o vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da Dengue, Chikungunya e Zika, e é caracterizada pela transmissão em áreas urbanas. Já na forma silvestre, o vírus é transmitido pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, encontrados em áreas florestais, sendo os macacos os principais hospedeiros e vítimas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *