Menos de 150 anos depois de Pasteur, ainda hoje temos dificuldade de conceber uma moléstia infecciosa que não seja causada por um ser vivo, em que pese a estéril polêmica sobre se um vírus é ou não um ser vivo. A principal objeção a conceder-lhe estatuto de vivente é o fato de ele não ser capaz de reproduzir-se por conta própria, necessitando de uma célula hospedeira. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta a respeito das características dos vírus:
I. Organismos acelulares, cujo genoma é replicado, obrigatoriamente, no interior de uma célula hospedeira.
II. Com base no seu código genético, transcrito pela polimerase viral e com o uso de parte do maquinário metabólico celular do hospedeiro, os vírus sintetizam os seus componentes (proteínas e ácido nucléico).
III. Organismos procariontes e, portanto, contém os ácidos nucléicos (RNA e DNA) espalhados. O filamento de material genético é fechado, circular, sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.
IV. O ciclo de vida de um vírus inclui: absorção, fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular; um período de ausência de atividade; a fase de replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo e as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I, II, III e IV.
- B) Apenas I e IV.
- C) Apenas I, III e IV.
- D) Apenas I, II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas I, II e IV.
- I. Organismos acelulares, cujo genoma é replicado, obrigatoriamente, no interior de uma célula hospedeira.
- II. Com base no seu código genético, transcrito pela polimerase viral e com o uso de parte do maquinário metabólico celular do hospedeiro, os vírus sintetizam os seus componentes (proteínas e ácido nucléico).
- III. Esta afirmação está incorreta. Os vírus não são organismos procariontes, eles são acelulares e não possuem estruturas celulares como uma parede celular.
- IV. Descreve corretamente o ciclo de vida de um vírus, incluindo a absorção, fixação, penetração, replicação do ácido nucléico e síntese de proteínas do capsídeo.
Deixe um comentário