Micoplasmas são microrganismos contaminantes muito comuns em culturas de células, o que pode inviabilizar o trabalho com as linhagens contaminadas. Esses microrganismos são classificados como
- A) mollicutes, e são insensíveis a antibióticos.
- B) bactérias Gram-positivas, e não são patogênicos.
- C) bactérias Gram-negativas, e não são cultivados em meios sólidos.
- D) eucariotos, e de fácil observação em microscopia.
- E) procariotos, e não apresentam parede celular.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) procariotos, e não apresentam parede celular.
Essa questão exige conhecimentos sobre micoplasmas.
Os micoplasmas são bactérias que não possuem parede celular e nem peptideoglicano. Logo, não podem ser classificados de acordo com a coloração de Gram. Assemelham-se aos protoplastos (bactérias que sofreram tratamento para remoção de sua parede celular).
É comum a presença de lipoglicanos, polissacarídeos embebidos na membrana citoplasmática que atuam na estabilização da membrana e como agentes facilitadores da adesão dos micoplasmas aos receptores de superfície das células animais.
Haja vista que os micoplasmas são bactérias, também são organismos procariotos (sem envoltório nuclear).
Esses organismos têm apenas cerca de 0,1 - 0,3 µm de diâmetro e, portanto, sua detecção é difícil. A microscopia de campo claro, por exemplo, não é capaz de detectá-los.
Portanto, gabarito LETRA E.
REFERÊNCIAS:
EPPENDORF HANDLING SOLUTIONS. Mycoplasma Contamination. s/d. Disponível em: <https://handling-solutions.eppendorf.com/cell-handling/contamination/scientific-background/mycoplasma-contamination/>. Acesso em: 28 nov. de 2023.
GONÇALVES, Juan Carlos Ramos; SOBRAL, Marianna Vieira. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cultivo de células: da teoria à bancada. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. Disponível em: <http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/669/839/7054-1?inline=1>. Acesso em: 28 nov. 2023.
MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Deixe um comentário