Não há consenso na comunidade científica se os vírus são ou não seres vivos. No entanto, analise as seguintes assertivas:
I. São parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, necessitam do maquinário de síntese celular de uma célula hospedeira para se multiplicarem.
II. São acelulares. Sua estrutura, o nucleocapsídeo, é formado por dois componentes: o material genético protegido pelo capsídeo – uma cápsula proteica. Alguns vírus ainda apresentam um envelope, que consiste em uma membrana lipídica derivada da membrana plasmática da célula hospedeira com proteínas virais.
III. A fase de adsorção corresponde à ligação dos sítios de ligação do vírus a sítios receptores na membrana plasmática que, nas células animais, são proteínas e glicoproteínas.
IV. Os vírus da família Retroviridae possuem a enzima transcriptase reversa que utiliza o RNA viral como molde para a síntese de um DNA de fita dupla complementar. Após, esse DNA é integrado ao DNA da célula.
Quais estão corretas?
- A) Apenas I e III.
- B) Apenas II e IV.
- C) Apenas I, II e III.
- D) Apenas I, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I, II, III e IV.
As assertivas corretas são:
- São parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, necessitam do maquinário de síntese celular de uma célula hospedeira para se multiplicarem.
- São acelulares. Sua estrutura, o nucleocapsídeo, é formado por dois componentes: o material genético protegido pelo capsídeo – uma cápsula proteica. Alguns vírus ainda apresentam um envelope, que consiste em uma membrana lipídica derivada da membrana plasmática da célula hospedeira com proteínas virais.
- A fase de adsorção corresponde à ligação dos sítios de ligação do vírus a sítios receptores na membrana plasmática que, nas células animais, são proteínas e glicoproteínas.
- Os vírus da família Retroviridae possuem a enzima transcriptase reversa que utiliza o RNA viral como molde para a síntese de um DNA de fita dupla complementar. Após, esse DNA é integrado ao DNA da célula.
Essas características são fundamentais para compreender a natureza dos vírus e sua interação com os organismos hospedeiros.
Deixe um comentário