No Brasil, a vigilância dos vírus respiratórios de importância em saúde pública é desenvolvida por meio de uma Rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conjuntamente articulada com Laboratórios de Saúde Pública. Os casos SR, SRGA hospitalizado e óbito por SRGA devem ser notificados:
- A) Mensalmente, a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
- B) Dentro do prazo de 48 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
- C) Semanalmente, a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
- D) Quinzenalmente, a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
- E) Dentro do prazo de 24 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Dentro do prazo de 24 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
Segundo consta no "Guia de vigilância epidemiológica emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 ( Ministério da Saúde, 2021)", as notificações de registros para casos de SG, SRGA ( hospitalizado ou por óbito) devem ser feitas em 24 horas das suspeitas iniciais ou do óbito.
Assim, a alternativa que apresenta a resposta correta é a Letra e) Dentro do prazo de 24 horas a partir da suspeita inicial do caso ou óbito.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Guia de vigilância epidemiológica Emergência de saúde pública de Importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 – covid-19. Acesso em < https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/1_2021/17-03-Guia_de_vigilancia_da_covid_16marc2021.pdf >
Deixe um comentário