No ciclo silvestre da doença, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e o homem participa como hospedeiro acidental. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica. Assim, o objetivo da vigilância epidemiológica é reduzir a incidência dessa doença no ciclo silvestre e impedir a sua transmissão urbana.
A doença cujo parasito se enquadra no ciclo de vida biológico descrito anteriormente é denominada
- A) febre maculosa brasileira.
- B) febre amarela.
- C) febre do Nilo Ocidental.
- D) leishmaniose tegumentar americana.
- E) leishmaniose visceral.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) febre amarela.
Gabarito Letra B
A febre amarela é uma doença viral causada por um flavivírus e transmitida através da picada de insetos contaminados. No ciclo urbano, o principal agente transmissor é o mosquito Aedes aegypti enquanto no ciclo silvestre é principalmente transmitido através da picada de insetos dos gêneros Haemagogus, Sabethes e Aedes. O desmatamento tem sido uma das principais causas da passagem do vírus do ciclo silvestre ao ciclo urbano. Ou seja, a alternativa correta é a letra B ( febre amarela).
Vamos relembrar um pouquinho as doenças das demais alternativas?
a) febre maculosa brasileira.
ERRADA
É causada pela bactéria Rickettsia rickettsi, transmitida por vetores (carrapatos).
c) febre do Nilo Ocidental.
ERRADA
Também é um tipo de arbovirose causada por um flavivírus. No entanto, não possui o ciclo silvestre e ciclo urbano como na febre amarela.
d) leishmaniose tegumentar americana.
ERRADA
Causada por protozoários do gênero Leishmania, é transmitida a partir de vetores artrópodes, que neste caso é um mosquito do gênero Lutzomyia, mais conhecidos como mosquitos palha ou birigui. Sua transmissão poderá ser antroponótica (humano-inseto-humano) ou zoonótica (mamífero-inseto-outro mamífero). Seu principal reservatório são os cães domésticos. Principal sintoma: formação de feridas com formação de úlcera e bordas mais grossas.
e) leishmaniose visceral.
ERRADA
A leishmaniose visceral ou calazar também é causada por protozoários, neste caso a Leishmania chagasi e transmitida através dos mosquitos palha. No entanto é bem mais severa do que a tegumentar e se não tratada, possui alta incidência de morte.
Deixe um comentário