Continua após a publicidade..
No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos como os guaribas) são os principais hospedeiros do vírus amarílico e os únicos vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata e ser picado por um mosquito contaminado. Por outro lado, no ciclo urbano, ele é o único hospedeiro com importância epidemiológica, e a transmissão ocorre por meio de mosquitos infectados considerados vetores urbanos.
Internet: <www.saude.gov.br> (com adaptações).
Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
Entre as diversas teorias formuladas para explicar o surgimento dos vírus, aquela que é considerada correta e mais importante é a teoria regressiva.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Atualmente, são 03 (três) as hipóteses formuladas para explicar o surgimento dos vírus:
- Hipótese Progressiva (Escape): Os vírus surgiram de elementos genéticos que ganharam a capacidade de se mover entre as células. Processo similar à atividade dos retrotransposons.
- Hipótese Regressiva (Redução): Os vírus são remanescentes de organismos celulares (protocélulas) que foram perdendo estruturas no processo evolutivo.
- Hipótese Vírus-primeiro (Vírus-first ou Coevolução): Os vírus são anteriores ou coevoluiram com seu hospedeiro celular atual. Os primeiros vírus teriam sido viróides com poder patogênico.
Dentre as três hipóteses formuladas, a mais aceita atualmente é a Hipótese Vírus-primeiro (Vírus-first ou Coevolução).
--
Referências:
1) Disner, G. R. A natureza dos vírus sob a teoria do gene egoísta de Dawkins. Rev. Sítio Novo Palmas v. 5 n. 1 p. 148-157 jan./mar. 2021.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário