No dia 08/10/21, o Brasil atingiu a marca de 600 mil mortes devido à COVID-19. Apesar disso, o número de novos casos da doença passou a diminuir de forma consistente, a partir de julho. Dentre as medidas que efetivamente contribuíram para a melhora do cenário epidemiológico atual, não está:
- A) o uso de máscaras de proteção facial.
- B) o tratamento em estágios iniciais da doença.
- C) a vacinação em diferentes faixas etárias.
- D) a higiene das mãos com álcool 70%.
- E) o isolamento e o distanciamento social.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o tratamento em estágios iniciais da doença.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
a) o uso de máscaras de proteção facial.
CORRETA.
b) o tratamento em estágios iniciais da doença.
ERRADA. Não há tratamento precoce para a COVID-19. Anote aí:
Pesquisadores da USP relatam em artigo na revista científica The Lancet Regional Health – Americas como ocorreu a disseminação do “tratamento precoce da covid-19” com o chamado “kit covid” no Brasil. Referendado – sem comprovação científica – por autoridades públicas e médicos e bastante difundido nas redes sociais, o “kit covid” inclui drogas como hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e corticosteroides sistêmicos, e tem sido amplamente utilizado no País porque, supostamente, poderia tratar a covid-19 de forma precoce e, assim, evitar hospitalizações e mortes. Os pesquisadores também cobram um posicionamento oficial do Conselho Federal de Medicina quanto à proibição do “tratamento precoce”.
Referência: Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/tratamento-precoce-e-kit-covid-a-lamentavel-historia-do-combate-a-pandemia-no-brasil/. Acesso em: 21 jul. 2022.
c) a vacinação em diferentes faixas etárias.
CORRETA.
d) a higiene das mãos com álcool 70%.
CORRETA.
e) o isolamento e o distanciamento social.
CORRETA.
Deixe um comentário