No início de 2014 ocorreu na Guiné um surto da espécie Ebola Zaire, a mais mortal das cinco espécies conhecidas do vírus. Apesar de ser conhecida na África Central e Ocidental, esta espécie nunca foi notificada no oeste africano, o que sugere sua propagação. Os principais suspeitos de reservatórios naturais do agente são os morcegos frugívoros (alimentam-se de frutas), presentes nas florestas africanas e fontes alimentares para a população humana. Só na África Ocidental cerca de 150 milhões de pessoas podem estar em risco de infecção da doença.
Disponível em: <www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2014>. Acesso em: 02 nov. 2015 (adaptado).
Considerando que a infecção homem a homem se dá pelo contato com secreções ou sangue, qual a medida prioritária preventiva para barrar a disseminação do vírus Ebola no mundo?
- A) Extermínio dos morcegos, possíveis reservatórios do vírus.
- B) Utilização de vestimenta especial para os cuidadores dos doentes.
- C) Desenvolvimento de programas de conscientização nas fronteiras.
- D) Implantação de técnicas diagnósticas rápidas nos portos e aeroportos.
- E) Isolamento e cuidado especial dos seres humanos suspeitos de estarem infectados.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Isolamento e cuidado especial dos seres humanos suspeitos de estarem infectados.
Gabarito: Alternativa E
Justificativa: O vírus Ebola é o responsável por causar uma doença grave, que provoca hemorragias, falência de órgãos, podendo levar o indivíduo a morte. A transmissão ocorre a partir do contato com fluídos corporais de um indivíduo contaminado.
Essa doença não apresenta um tratamento eficiente e as medicações utilizadas visam apenas controlar o avanço da doença e estabilizar o condição do paciente. Sendo assim, o indivíduo que apresenta o vírus Ebola ou é suspeito de estar infectado deve ser monitorado e isolado do restante da sociedade, visto a alta transmissibilidade e potencial letal do vírus.
Deixe um comentário