No primeiro semestre de 2006, o Movimento Global pela Criança, em parceria com o UNICEF, divulgou o relatório Salvando vidas: o direito das crianças ao tratamento de HIV e AIDS. Nesse relatório, conclui-se que o aumento da prevenção primária ao vírus deverá reduzir o número de novos casos de infecção entre jovens de 15 a 24 anos de idade, como mostra o gráfico a seguir.
Com base nesses dados, analise as seguintes afirmações.
I Ações educativas de prevenção da transmissão do vírus HIV poderão contribuir para a redução, em 2008, de mais de 20% dos novos casos de infecção entre os jovens, em relação ao ano de 2005.
II Ações educativas relativas à utilização de preservativos nas relações sexuais reduzirão em 25% ao ano os novos casos de AIDS entre os jovens.
III Sem o aumento de medidas de prevenção primária, estima-se que, em 2010, o aumento de novos casos de infecção por HIV entre os jovens será, em relação ao ano de 2005, 50% maior.
É correto apenas o que se afirma em
- A) I.
- B) II.
- C) III.
- D) I e II.
- E) II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I.
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
a) I. CORRETA. A afirmativa I está completamente correta.
b) II. INCORRETA. A alternativa II está incorreta. Ações educativas relativas à utilização de preservativos nas relações sexuais reduzirão os novos casos de AIDS entre os jovens, mas não em 25% ao ano. A redução ocorrerá, mas será bem menor do que 25% ao ano.
c) III. INCORRETA. A alternativa III está incorreta. Sem o aumento de medidas de prevenção primária, estima-se que, em 2010, o aumento de novos casos de infecção por HIV entre os jovens será, em relação ao ano de 2005, menos de 25%.
d) I e II. INCORRETA. A alternativa II está incorreta. Ações educativas relativas à utilização de preservativos nas relações sexuais reduzirão os novos casos de AIDS entre os jovens, mas não em 25% ao ano. A redução ocorrerá, mas será bem menor do que 25% ao ano.
e) II e III. INCORRETA. A alternativa II está incorreta. Ações educativas relativas à utilização de preservativos nas relações sexuais reduzirão os novos casos de AIDS entre os jovens, mas não em 25% ao ano. A redução ocorrerá, mas será bem menor do que 25% ao ano. A alternativa III está incorreta. Sem o aumento de medidas de prevenção primária, estima-se que, em 2010, o aumento de novos casos de infecção por HIV entre os jovens será, em relação ao ano de 2005, menos de 25%.
Deixe um comentário