No que diz respeito ao Zica Vírus (ZIKV), assinale a afirmação verdadeira.
- A) Pode provocar danos no cérebro, que comprometem a visão, a audição e a coordenação motora, mesmo sem a manifestação da microcefalia.
- B) Da Família Flaviviridae, corresponde a um retrovírus transmitido pelo Aedes aegypti.
- C) Provoca febre, vômitos, tosse, dores no corpo, sendo o sintoma mais grave a paralisia dos membros inferiores.
- D) O controle da doença, na população, passa pelo controle dos focos de Aedes aegypti e por campanhas de vacinação voltadas à imunização contra o vírus.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Pode provocar danos no cérebro, que comprometem a visão, a audição e a coordenação motora, mesmo sem a manifestação da microcefalia.
Essa questão exige conhecimentos sobre a zika.
ENUNCIADO/COMANDO:
No que diz respeito ao Zica Vírus (ZIKV), assinale a afirmação verdadeira.
ALTERNATIVAS:
- A Pode provocar danos no cérebro, que comprometem a visão, a audição e a coordenação motora, mesmo sem a manifestação da microcefalia.
CORRETA. De acordo com o Ministério da Saúde:
Duas complicações neurológicas graves relacionadas ao ZIKV foram identificadas: Síndrome de Guillan-Barré (SGB), [...], e microcefalia, a manifestação mais grave de um espectro de defeitos congênitos. Gestantes infectadas podem transmitir o vírus ao feto e essa forma de transmissão da infecção pode resultar em aborto espontâneo, óbito fetal ou malformações congênitas, como a microcefalia. Deve-se ficar atento para o aparecimento de outros quadros neurológicos, tais como, encefalites, mielites e neurite óptica, entre outros.
Além disso, a microcefalia, por si só, compromete o bom desenvolvimento do cérebro e, consequentemente, das funções neurológicas.
- B Da Família Flaviviridae, corresponde a um retrovírus transmitido pelo Aedes aegypti.
INCORRETA. O vírus Zika não é um retrovírus.
- C Provoca febre, vômitos, tosse, dores no corpo, sendo o sintoma mais grave a paralisia dos membros inferiores.
INCORRETA. A zika não causa paralisia dos membros inferiores. Apesar disso, pode causar paralisia temporária em certos músculos. Pesquisas ainda estão em andamento sobre estes efeitos.
- D O controle da doença, na população, passa pelo controle dos focos de Aedes aegypti e por campanhas de vacinação voltadas à imunização contra o vírus.
INCORRETA. Atualmente, não há vacinas ou terapias específicas para o ZIKV viáveis disponíveis.
FONTES:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Zika Vírus. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/z/zika-virus>. Acesso em: 22 fev. 2023.
FIOCRUZ. Zika: sintomas, transmissão e prevenção. 2022. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/zika-sintomas-transmissao-e-prevencao>. Acesso em: 22 fev. 2023.
G1. Estudo detalha lesões no cérebro de bebês com microcefalia ligada à zika. 2016. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/estudo-detalha-lesoes-no-cerebro-de-bebes-com-microcefalia-ligada-zika.html>. Acesso em: 22 fev. 2023.
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Zika Vírus. Disponível em: <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/zika-virus>. Acesso em: 22 fev. 2023.
NETO, Carmo Gallo. JORNAL DA UNICAMP. Pesquisadores estudam paralisia provocada pelo vírus da Zika. 2020. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2020/02/14/pesquisadores-estudam-paralisia-provocada-pelo-virus-da-zika>. Acesso em: 22 fev. 2023.
Deixe um comentário