O arbovírus oropouche (VORO) foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, durante a construção da rodovia Belém-Brasília; no ano seguinte, o vírus gerou uma grande epidemia de febre em Belém, com cerca de 11.000 casos estimados e, a partir da década de 80, o vírus se proliferou por outras áreas urbanas no norte do Brasil, como: Acre, Amapá e Amazonas.
Com relação aos arbovírus, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modo de transmissão dos arbovírus animais é através de artrópodes hematófagos.
( ) Arbovírus como os da dengue e chikungunya são importantes causas de mortalidade por doenças infecciosas em alguns países, como os da América do Sul.
( ) Em sua maioria, os arbovírus animais apresentam seu genoma constituído por DNA e são tipicamente mais estáveis geneticamente, devido ao menor tamanho do genoma e à capacidade de reparo do DNA.
As afirmativas são, respectivamente,
- A) F, V e F.
- B) F, V e V.
- C) V, F e F.
- D) V, V e F.
- E) F, F e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V, V e F.
Considerando os conhecimentos sobre microbiologia e arboviroses, podemos dizer que as afirmativas são, respectivamente, V, V e F, como consta na alternativa D.
( V ) O modo de transmissão dos arbovírus animais é através de artrópodes hematófagos.
VERDADEIRO: Arbovírus são transmitidos aos seres humanos e outros animais pela picada de artrópodes hematófagos.
( V ) Arbovírus como os da dengue e chikungunya são importantes causas de mortalidade por doenças infecciosas em alguns países, como os da América do Sul.
VERDADEIRO: As arboviroses têm se tornado importantes e constantes ameaças em regiões tropicais devido às rápidas mudanças climáticas, desmatamentos, migração populacional, ocupação desordenada de áreas urbanas, precariedade das condições sanitárias que favorecem a amplificação e transmissão viral.
( F ) Em sua maioria, os arbovírus animais apresentam seu genoma constituído por DNA e são tipicamente mais estáveis geneticamente, devido ao menor tamanho do genoma e à capacidade de reparo do DNA.
FALSA: as principais famílias de arbovírus que causam doenças em humanos e outros animais são de vírus de RNA: Bunyaviridae (vírus de RNA de fita simples), Togaviridae (vírus de RNA de fita simples), Flaviviridae (vírus de RNA de fita simples ), Reoviridae (vírus de RNA de fita dupla) e Rhabdoviridae (vírus de RNA de fita simples).
Referência:
LOPES, Nayara; NOZAWA, Carlos; LINHARES, Rosa Elisa Carvalho. Características gerais e epidemiologia dos arbovírus emergentes no Brasil. Rev Pan-Amaz Saude, Ananindeua , v. 5, n. 3, p. 55-64, set. 2014.
Deixe um comentário