Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O câncer de colo do útero é a segunda causa de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo precedido por lesões precursoras denominadas neoplasias intraepiteliais cervicais, NIC, de grau 1, 2 e 3. A relação entre o papilomavírus humano, HPV, e o câncer de colo uterino já está bem estabelecida. O ciclo de vida do HPV assim como seu mecanismo de ação sobre o ciclo celular da célula hospedeira causam a transformação neoplásica e a progressão das lesões precursoras para o câncer de colo uterino. Tal transformação está associada, principalmente, à expressão de dois genes do HPV: o E6 e o E7, cujos produtos interferem no controle do ciclo celular.

Disponível em: <http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2012/02_abr-jun/V30_
n2_2012_p107-111.pdf>. Acesso em: 6 out. 2014.

Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre câncer e vírus, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) A enzima transcriptase reversa possibilita a síntese de DNA a partir da molécula de RNA nos vírus que apresentam RNA como material genético.

 

Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre câncer e vírus, é correto afirmar que "a enzima transcriptase reversa possibilita a síntese de DNA a partir da molécula de RNA nos vírus que apresentam RNA como material genético", como consta na alternativa E.


a)  As substâncias utilizadas em tratamentos de quimioterapia atuam no ciclo celular das células tumorais, reduzindo a ocorrência de meioses.

INCORRETA: as células tumorais multiplicam-se por mitoses, não meioses. Lembre-se que meioses ocorrem na formação dos gametas.


b)  Paciente em tratamento contra câncer utiliza quimioterápico que age impedindo a formação dos microtúbulos o que leva à interrupção da divisão celular, porque a condensação dos cromossomos fica comprometida.

INCORRETA: os microtúbulos constituem as fibras do fuso (mitótico), que atua na separação das cromátides irmãs.


c)  Retrovírus, como o HPV, se multiplicam inserindo a molécula de DNA, que estava no seu capsídeo, no genoma da célula hospedeira.

INCORRETA: o HPV não é um retrovirus, é um vírus de DNA, com forma icosaédrica, recoberto pelo capsídeo.


d)  A prevenção contra o HPV se restringe ao uso de preservativos.

INCORRETA: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor forma de prevenir o HPV é tomando a vacina quadrivalente, disponível pelo SUS.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *