O homem de 57 anos, sendo considerado o primeiro caso identificado no Brasil do genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue, já se recuperou completamente, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SESGO).
(Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/05/06/primeiro-moradordo- brasil-a-ter-cepa-da-dengue-mais-disseminada-no-mundo-serecuperou- totalmente-da-doenca-diz-saude.ghtml. Acesso em: 07/05/2022.)
Nos últimos 50 anos, mundialmente, o número de casos de dengue teve um aumento significativo. Considerando que a dengue é uma doença febril aguda sistêmica de origem viral, sobre suas características, analise as afirmativas a seguir.
I. O vírus pertence à família dos Flavivírus, sendo classificado no meio científico como um arbovírus.
II. Os quatro sorotipos de dengue 1, 2, 3 e 4 podem se apresentar de maneira assintomática, branda e grave, incluindo fatal.
III. Os indivíduos expostos à picada infectante do mosquito Aedes aegypti, tendo uma infecção subclínica, ficam imunes ao sorotipo do qual se infectaram; esta proporção ocorre, aproximadamente, entre 20 a 50% das pessoas infectadas.
IV. São considerados mais virulentos os sorotipos 2 e 3; a segunda infecção por qualquer sorotipo é predominantemente mais grave.
Está correto o que se afirma em
- A) I, II, III e IV.
- B) I e II, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) I e IV, apenas.
- E) II e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, II, III e IV.
Essa alternativa está correta porque:
- I. O vírus da dengue pertence à família Flaviviridae e é classificado como um arbovírus, pois é transmitido por artrópodes, neste caso, o mosquito Aedes aegypti.
- II. Os quatro sorotipos da dengue (1, 2, 3 e 4) podem causar desde infecções assintomáticas até casos graves e fatais, tornando-se uma doença de grande espectro clínico.
- III. Indivíduos expostos à picada do mosquito infectado podem desenvolver imunidade ao sorotipo específico do vírus da dengue com o qual foram infectados, mas não aos outros sorotipos. Cerca de 20 a 50% das pessoas infectadas apresentam infecção subclínica, o que pode resultar em imunidade temporária.
- IV. Os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos e uma segunda infecção por qualquer sorotipo tende a ser mais grave, devido à resposta imunológica desregulada conhecida como "reação de potencialização dependente de anticorpos" (ADE).
Deixe um comentário