Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O QUE É A DOENÇA EBOLA?

 

O vírus da Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, após surtos simultâneos no Sudão e na República Democrática do Congo, esta última em uma região situada próximo ao Rio Ebola, que acabou dando nome à doença. Desde então, vários surtos de Ebola têm ocorrido em toda região central da África e, recentemente, na região ocidental. Entre os anos 2000 e 2014 já foram descritos mais de 10 surtos de Ebola no continente africano.

 

Ao contrário do que muita gente imagina o Ebolavírus não é um vírus extremamente contagioso nem costuma ser transmitido pelo ar, através de secreções respiratórias, como a gripe ou o resfriado. A transmissão entre humanos se dá por contato com sangue ou secreções infectadas, tais como urina, fezes ou vômitos.

 

A transmissão também pode ocorrer por via indireta, através do contato com objetos que possam ter sido contaminados com essas secreções.

 

(Fonte: Portal Brasilpublicado. Data: 10/10/2014 11 h12 / última modificação: 13/10/2014 18h31.)

 

Certos vírus não sobrevivem por muito tempo fora do hospedeiro e necessitam, para sua transmissão, de contato direto entre portador e o novo hospedeiro. O Ebola é uma das formas existentes de doença hemorrágica de origem viral. No Brasil, temos tipos virais semelhantes ao vírus ebola como, por exemplo,

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Dengue e a tuberculose, que também são viroses que podem provocar complicações hemorrágicas. O Ebola, porém, é de uma família de vírus completamente diferente da dengue e da febre amarela, sendo mais virulento e com forma de transmissão distinta.

Gabarito da banca: Letra D

Gabarito do professor: ANULADA

Analisando as alternativas, temos:

a) Febre amarela e o HPV, que também são viroses que podem provocar complicações hemorrágicas. O Ebola, porém, é de uma família de vírus completamente diferente da febre amarela e do HPV, sendo mais virulento e com forma de transmissão distinta.

ERRADA: Embora a febre amarela possa provocar complicações hemorrágicas, o HPV (Papilomavírus humano), não. Pertencem a famílias distintas, sendo o vírus Ebola pertencente à família Filoviridae, vírus da Febre Amarela pertencente à família Flaviviridae, e o vírus do HPV pertencente a família Papillomaviridae. O vírus ebola não apresenta alta virulência. Apresentam mecanismo de transmissão distintos, sendo Ebola por contato direto, Febre Amarela por meio de picada de inseto vetor e o HPV sexualmente transmissível (DST).

b) Dengue e o HPV, que também são viroses que podem provocar complicações hemorrágicas. O Ebola, porém, é de uma família de vírus completamente diferente da dengue e do HPV, sendo menos virulento e com forma de transmissão distinta.

ERRADA: Embora a dengue possa provocar complicações hemorrágicas, o HPV (Papilomavírus humano), não. Pertencem a famílias distintas, sendo o vírus Ebola pertencente à família Filoviridae, vírus da dengue pertencente à família Flaviviridae, e o vírus do HPV pertencente a família Papillomaviridae. O ebola é menos virulento e apresenta forma de transmissão distinta.

c) Febre amarela e a malária, que também são viroses que podem provocar complicações hemorrágicas. O Ebola, porém, é de uma família de vírus completamente diferente da febre amarela e malária, sendo mais virulento e com forma de transmissão distinta.

ERRADA: A malária não é uma virose, sendo causada por um protozoário do gênero Plasmodium.

d) Dengue e a tuberculose, que também são viroses que podem provocar complicações hemorrágicas. O Ebola, porém, é de uma família de vírus completamente diferente da dengue e da febre amarela, sendo mais virulento e com forma de transmissão distinta.

ERRADA: A tuberculose não é uma virose, sendo causada por uma bactéria da espécie Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch.

e) Dengue e a tuberculose, que também são viroses que podem provocar complicações hemorrágicas. O Ebola, porém, é de uma família de vírus completamente diferente da dengue e da febre amarela, sendo menos virulento e com forma de transmissão distinta.

ERRADA: A tuberculose não é uma virose, sendo causada por uma bactéria da espécie Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch.

Nota-se que a banca considera a alternativa D como gabarito da questão. Entretanto, esta considera erroneamente a tuberculose como uma virose, quando na verdade consiste em uma bacteriose.

Portanto, não há alternativa correta, devendo a questão ser ANULADA.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *