Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por um vírus. Antes da introdução da vacina contra a doença, em 1963, e da vacinação das populações em massa, a cada 2-3 anos eram registradas importantes epidemias de sarampo, que chegaram a causar aproximadamente 2,6 milhões de mortes ao ano. A doença continua a ser uma das principais causas de morte entre crianças pequenas em todo o mundo, apesar de haver uma vacina segura e eficaz disponível. […] O sarampo é causado por um vírus da família paramyxorividae e é normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo. É uma doença humana, ou seja, não ocorre em animais. As atividades aceleradas de imunização tiveram um grande impacto na redução das mortes por sarampo. De 2000 a 2017, a vacinação contra o sarampo evitou aproximadamente 21,1 milhões de mortes. O número de óbitos pela doença no mundo caiu 80% no período – passando de 545 mil no ano 2000 para 110 mil em 2017.

Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.

php?option=com_content&view=article&id=5633:folha-

informativa-sarampo&Itemid=1060. Acesso em: 3 mar. 2022.

Apesar dos grandes avanços históricos no combate ao sarampo, várias regiões do mundo apresentaram surtos a partir de 2017, causando, somente naquele ano, cerca de 110 mil mortes de crianças menores de cinco anos de idade no mundo. No Brasil, em 2019, somente no estado de São Paulo houve 2 400 casos de sarampo.

O aumento de casos de sarampo em todo o mundo se deve à

Resposta:

A alternativa correta é letra D) diminuição da cobertura vacinal contra o sarampo.

A diminuição da cobertura vacinal contra o sarampo é apontada como uma das causas para o aumento de casos da doença em todo o mundo. A vacinação em massa tem sido fundamental para controlar e prevenir surtos de sarampo. Quando a cobertura vacinal diminui, mais pessoas ficam suscetíveis à infecção, permitindo que o vírus se espalhe mais facilmente pela população. Isso pode resultar em surtos e aumentar o risco de complicações e mortes, especialmente entre crianças pequenas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *