O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.
Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo.
Acesso: 14 setembro 2018. (Adaptado)
Com relação ao sarampo, analise as afirmativas a seguir:
I – Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação da bactéria do sarampo.
II – A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
III – Não devem receber a vacina casos suspeitos de sarampo, gestantes, menores de 6 meses de idade e imunocomprometidos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s).
- A) I, II e III.
- B) II e III apenas.
- C) I e III apenas.
- D) III apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) II e III apenas.
Com relação ao sarampo, estão CORRETAS as afirmativas II e III apenas.
I - Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação da bactéria do sarampo está incorreta, pois o sarampo é causada pelo RNA vírus pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. Além disso, em setembro de 2016, o Comitê Internacional de Especialistas (CIE), responsável pela avaliação da documentação e verificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome de Rubéola Congênita nas 117 Sarampo Américas, declarou a eliminação da circulação do vírus do sarampo na região das Américas. Desde então, o país está em fase de sustentabilidade da eliminação da transmissão autóctone dos vírus do sarampo e da rubéola.
A afirmativa II - A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar está CORRETA:
"Modo de transmissão: Ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Daí a elevada contagiosidade da doença. Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas"
A afirmativa III - Não devem receber a vacina casos suspeitos de sarampo, gestantes, menores de 6 meses de idade e imunocomprometidos está CORRETA.
"A vacina tríplice viral é contraindicada para: gestantes, crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com sinais e sintomas de sarampo. [...] Pessoas imunocomprometidas ou portadoras de condições clínicas especiais deverão ser avaliadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) antes da vacinação".
Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 3. ed. Brasília : Ministério da Saúde, 2019.
Deixe um comentário