O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. Ao analisar os itens abaixo, assinale a alternativa que contempla a informação CORRETA.
- A) O sarampo possui como agente etiológico o DNA vírus pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae e tem como reservatório o homem.
- B) O modo de transmissão do sarampo ocorre de forma indireta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, daí a elevada contagiosidade da doença.
- C) No tocante a imunidade de um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo, mas os lactentes, cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas, tem imunidade passiva conferida por anticorpos transmitidos pela via transplacentária, essa imunidade é permanente e perdura até o final da vida.
- D) Febre por mais de 3 dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta e pode indicar o aparecimento de complicações, como infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas. Na ocorrência dessas complicações, a hospitalização pode ser necessária, principalmente em crianças desnutridas e em imunocomprometidos.
- E) Existe tratamento específico para a infecção por sarampo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Febre por mais de 3 dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta e pode indicar o aparecimento de complicações, como infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas. Na ocorrência dessas complicações, a hospitalização pode ser necessária, principalmente em crianças desnutridas e em imunocomprometidos.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave e transmissível. Seu agente etiológico é o vírus pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae, e tem como reservatório o homem.
A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, através de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, contribuindo para a elevada contagiosidade da doença.
Em relação à imunidade, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo. Os lactentes, cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas, possuem imunidade passiva conferida por anticorpos transmitidos pela via transplacentária. Entretanto, essa imunidade é temporária e não perdura até o final da vida.
Não existe um tratamento específico para a infecção por sarampo, sendo o suporte clínico e o controle das complicações as principais abordagens terapêuticas.
Deixe um comentário