O TEXTO ABAIXO SE REFERE A QUESTÃO.
Um estudo, publicado recentemente na revista Nature, realizou um extenso levantamento dos vírus de RNA presentes em peixes, répteis e anfíbios e comparou-os aos vírus já conhecidos em mamíferos e aves. Utilizando metagenômica em larga escala e focando principalmente nos grupos de vertebrados menos estudados( … ) os pesquisadores foram capazes de detectar esses vírus em 168 espécies do filo Chordata. Dentre os organismos estudados estão os anfioxos, o peixe pulmonado Protopterus annectens, a tartaruga Mauremys megalocephala e Poecilia formosa, uma das espécies partenogênicas de peixes ósseos. Foram identificados 214 novos vírus de RNA, dos quais 196 são específicos de vertebrados. Ainda, as análises filogenéticas apontam para o fato de que as novas espécies identificadas estão relacionadas a todos os grupos de vírus de RNA já identificados em aves e mamíferos. (Adaptado)
Danwinianas, Novos inimigos invisíveis.)
https://darwinianas.com/2018/04/10/novos-inimigos-invisiveis
Entre os aspectos relacionados à história evolutiva dos vírus, o estudo apresentado permite inferir:
- A) As relações vírus-hospedeiro entre os vírus de RNA e vertebrados são muito mais antigas do que o anteriormente previsto.
- B) Os vírus de RNA são particularmente relacionados ao reino animal, restringindo seu poder de infecção a organismos deste grupo.
- C) Os novos vírus detectados em peixes e anfíbios pertencem a urna linhagem evolutiva independente daquela dos outros grupos já estudados.
- D) A grande estabilidade genômica dos vírus de RNA corresponde à natureza específica do seu material hereditário.
- E) A existência de vírus de RNA impõe a ideia da dissociação da molécula de DNA à vida em sua constituição celular.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As relações vírus-hospedeiro entre os vírus de RNA e vertebrados são muito mais antigas do que o anteriormente previsto.
Considerando os conhecimentos sobre vírus e a interpretação do texto dado no enunciado, podemos inferir que:
A alternativa A está correta porque os grupos estudados (cefalocordados, peixes, répteis e anfíbios) são mais antigos do que os mamíferos e aves.
A alternativa B está incorreta porque existem vírus de RNA que infectam plantas, fungos, protozoários e bactérias.
A alternativa C está incorreta porque, segundo o próprio excerto, "as análises filogenéticas apontam para o fato de que as novas espécies identificadas estão relacionadas a todos os grupos de vírus de RNA já identificados em aves e mamíferos".
A alternativa D está incorreta porque os vírus não apresentam grande estabilidade genômica, pelo contrário, são comuns as mutações em vírus durante a replicação viral, principalmente os de RNA.
A alternativa E está incorreta porque existem diversos tipos de vírus, incluindo vírus de RNA e de DNA, inclusive vírus de RNA com DNA intermediário (retrovírus).
Deixe um comentário