O vírus Ebola, transmitido por morcegos e primatas, tem causado mortes no continente africano e preocupações às autoridades de saúde, tendo em vista o risco de alastramento da doença para diferentes países. Sobre este assunto, considerando o ciclo de replicação desse vírus mostrado abaixo.
Adaptado de: http://web.stanford.edu/group/virus/filo/replication.gif
É correto afirmar que o Ebola:
- A) é um bacteriófago que penetra a célula com seu capsídeo icosaédrico.
- B) é um prófago que utiliza enzimas nucleares durante seu ciclo lisogênico.
- C) utiliza seu genoma de DNA para síntese de mRNA viral e capsômeros.
- D) transcreve seu genoma a partir de moldes de fitas de RNA viral senso-positivo.
- E) possui envelope lipoproteico obtido a partir do retículo endoplasmático celular.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) transcreve seu genoma a partir de moldes de fitas de RNA viral senso-positivo.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
Em primeiro lugar, considere:
Sete anos após o seu surgimento, surtos na África de outra febre hemorrágica altamente letal foram causados por um Ebolavirus, um filovírus similar ao vírus Marburg [...]. As paredes dos vasos sanguíneos são danificadas, o vírus interfere com a coagulação e ocorre vazamento de sangue no tecido circundante. Chamada de febre hemorrágica Ebola (EHF, de Ebola hemorrhagic fever), o nome de um rio local, essa doença atualmente vem sendo muito divulgada pela mídia e apresenta uma taxa de mortalidade que se aproxima de 90%. O hospedeiro natural para o vírus Ebola provavelmente seja um morcego frugívoro que vive no interior de cavernas, que é usado como alimento e não é afetado pelo vírus que ele carreia. Uma vez que um ser humano seja infectado e apresente hemorragia, a infecção é propagada pelo contato com o sangue e os fluidos corporais e, em muitos casos, pela reutilização de agulhas usadas em pacientes. O costume local de lavar o corpo antes de enterrar geralmente desencadeia novas infecções. A ocorrência da EHF nos Estados Unidos, em 2014, demonstra como as viagens aéreas modernas podem contribuir para a emergência de uma doença. (p. 661, grifo meu).
Referência: TORTORA, G. B.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
a) é um bacteriófago que penetra a célula com seu capsídeo icosaédrico.
ERRADA. Os bacteriófagos são vírus que infectam bactérias. O vírus Ebola e o da vírus da raiva são vírus helicoidais, não icosaédricos.
b) é um prófago que utiliza enzimas nucleares durante seu ciclo lisogênico.
ERRADA.O prófago é o DNA de um bacteriófago quando inserido no cromossomo bacteriano. O vírus Ebola não é um bacteriófago.
c) utiliza seu genoma de DNA para síntese de mRNA viral e capsômeros.
ERRADA. O genoma do Ebola é RNA senso negativo não fragmentado (RNA de fita simples).
d) transcreve seu genoma a partir de moldes de fitas de RNA viral senso-positivo.
CORRETA. O Ebola é um filovírus. Anote aí:
A família Filoviridae é uma de quatro famílias da ordem Mononegavirales (as outras são a Bornaviridae, Rhabdoviridae – incluindo o vírus da raiva – e Paramyxoviridae – incluindo o vírus do sarampo e muitos outros), caracterizadas pelo seu genoma de RNA senso negativo não segmentado. Sob a microscopia eletrônica, as partículas de filovírus parecem ser pleomórficas: como filamentos longos e finos (latim, fillum = fio), algumas vezes ramificados ou enrolados, dando a eles uma aparência característica de cajado de pastor. Infecções humanas por filovírus são eventos raros, mas espetaculares, frequentemente causando surtos dramáticos com taxas de mortalidade elevadas, geralmente afetando instalações de saúde. (p. 139, grifo meu).
Referência: KORSMAN, S. N. et al. Virologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Também anote:
- polaridade positiva: são capazes de sintetizar proteínas a partir de seu genoma, que é igual ao mRNA.
- polaridade negativa: necessitam sintetizar seu mRNA para depois poder sintetizar proteínas.
No esquema, veja que o RNA senso negativo é duplicado e origina fitas RNA senso positivo, as quais, como RNA mensageiro, orientam a síntese de proteínas do vírus. As moléculas de RNA senso positivo orientam a formação de novas fitas de RNA senso negativo, os quais são o material genético dos novos vírus.
e) possui envelope lipoproteico obtido a partir do retículo endoplasmático celular.
ERRADA. O genoma viral não codifica lipídeos. O envelope é derivado de membranas, com proteínas codificadas pelo vírus.
Deixe um comentário