Continua após a publicidade..
Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existem diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode-se prever que a descendência desse vírus terá:
- A) cápsula de T4 e DNA de T2.
- B) cápsula de T2 e DNA de T4.
- C) cápsula e DNA, ambos de T2.
- D) cápsula e DNA, ambos de T4.
- E) mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) cápsula e DNA, ambos de T2.
Isso ocorre porque a cápsula e o DNA dos bacteriófagos determinam suas características essenciais. No experimento descrito, o vírus foi construído com DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. No entanto, as características da descendência do vírus serão determinadas principalmente pelo DNA, que carrega as informações genéticas para a produção das proteínas virais.
Portanto, mesmo que a cápsula seja do bacteriófago T4, a descendência terá características genéticas herdadas do DNA do bacteriófago T2. Assim, a resposta correta é a opção C.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário