Os coronavírus, como o SARS-CoV-2 que causa a covid-19, recebem esse nome por apresentarem em seu envelope proteínas em formato de bastão, as proteínas S, dando aspecto de coroa ao vírus. Esse vírus também se caracteriza por ser envelopado e é graças à presença do envelope que, entre as medidas de profilaxia para se evitar sua disseminação, está o uso de sabão e de álcool 70%. Essa medida profilática é adequada, pois, na formação do envelope viral, encontram-se moléculas hidrofóbicas que são dissolvidas pelo uso de sabão ou álcool.
As moléculas hidrofóbicas mencionadas no texto precedente são denominadas
- A) DNA.
- B) glicogênio.
- C) sacarose.
- D) fosfolipídio.
- E) miosina.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) fosfolipídio.
As moléculas referidas pelo enunciado são os fosfolipídeos.
Cada molécula de fosfolipídeo contém uma cabeça polar, composta de um grupo fosfato e glicerol que é hidrofílico (afinidade pela água) e solúvel em água, e caudas apolares, compostas de ácidos graxos que são hidrofóbicos (não possuem afinidade pela água) e insolúveis em água.
Os fosfolipídeos são os lipídeos que compõem as membranas e, dessa forma, estão presentes nos envelopes virais. O envelope viral é importante na infecção, uma vez que é o componente que entra em contato com a célula hospedeira (no caso dos vírus envelopados), auxiliando no processo de infecção pela fusão com a membrana da célula hospedeira.
Eles podem ser dissolvidos por alcoóis. Já os sabões são emulsificantes (permitem que moléculas hidrofóbicas sejam removidas pela água). Água e sabão, juntos, removem as substâncias emulsificadas e os resíduos, fazendo-os flutuar para longe à medida que a pele é lavada.
Portanto, gabarito LETRA D.
REFERÊNCIAS:
MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Deixe um comentário