Os processos de transferência gênica em bactérias exigem que uma bactéria receptora receba um gene ou alelo de outra bactéria denominada doadora. A figura abaixo representa os mecanismos de recombinação gênica em bactérias, representados pelas letras A, B e C.
Fonte: Introdução a Genética do Anthony J . F. Griffiths e olaboradores .
A observação das etapas dos mecanismos de recombinação, explicitados na figura, permite evidenciar que ocorre, em
- A) (A), a transferência de alelos ou genes por conjugação entre bactérias por meio de um pili.
- B) (B), o mecanismo de transferência gênica por transdução com captação do material genético do meio.
- C) (C), o mecanismo de transferência por transformação por meio de um vírus, o bacteriófago.
- D) (A), (B) e (C) a transferência de alelos ou genes, se a bactéria receptora for do tipo Hfr.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) (A), a transferência de alelos ou genes por conjugação entre bactérias por meio de um pili.
Gabarito: Alternativa A
Justificativa: Os processos apresentados pela questão correspondem a diferentes formas de transferência gênica. As técnicas A, B e C correspondem, respectivamente, aos processos de conjugação, transformação e transdução.
O processo de conjugação corresponde a transferência de um determinado fragmento de DNA entre duas bactérias. Esse processo ocorre com a formação de um pili sexual, que permite a troca de informação entre ambas bactérias.
O processo de transformação corresponde a captação de fragmentos de DNA presentes em um meio, sendo incorporados ao DNA da bactéria receptora.
O processo de transdução ocorre com o auxílio de um vírus bacteriófago, com capacidade de infectar bactérias. Dessa forma, ele incorpora seu material genético no interior da bactéria, de forma que se funde com o DNA bacteriano e utiliza da maquinaria desta para se multiplicar. Quando em maior quantidade, retoma sua capsula viral e promove a lise da bactéria e liberação dos novos fragmentos virais no ambiente.
Deixe um comentário