Continua após a publicidade..
Os vírus não possuem uma organização tão complexa quanto a das células, tendo de fato uma estrutura bastante simples. Consistem basicamente de um ácido nucléico (DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula proteica, denominada capsídeo, e, em algumas vezes, de uma membrana denominada envelope viral. Os vírus podem ser classificados quanto ao tipo de material genético que possuem e, devido à ausência de um metabolismo próprio, os vírus devem parasitar a célula hospedeira e utilizar toda a sua maquinaria sintética para se replicar e causar doença. Quanto às doenças de origem viral, assinale a alternativa correta.
- A) Todas as infecções virais são acompanhadas de sintomas clínicos.
- B) Doenças com sintomas semelhantes só podem ser causadas por um único tipo de vírus.
- C) Muitos vírus causam infecções subclínicas ou inaparentes em maior número em relação a casos clínicos sintomáticos.
- D) A transmissão vertical pode ser direta, de um hospedeiro infectado para um susceptível, ou indireta, através de objetos contaminados.
- E) A doença viral tem estrita relação com a morfologia viral e o resultado da infecção é determinado por características exclusivamente relacionadas ao vírus, sendo as características do hospedeiro desprezíveis.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Muitos vírus causam infecções subclínicas ou inaparentes em maior número em relação a casos clínicos sintomáticos.
Isso é verdadeiro, pois muitas infecções virais podem ocorrer sem manifestar sintomas óbvios. Os vírus têm a capacidade de causar infecções assintomáticas ou subclínicas, onde o hospedeiro pode estar infectado, mas não apresenta sinais evidentes de doença. Essas infecções podem passar despercebidas e podem ser mais comuns do que os casos sintomáticos. Portanto, é fundamental considerar não apenas os casos sintomáticos, mas também os assintomáticos ao lidar com doenças virais, especialmente em termos de prevenção e controle de epidemias.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário