Os vírus são os únicos organismos a celulares que conhecemos. Eles são muito pequenos 7.para serem vistos no microscópio óptico e não se multiplicam fora de suas células hospedeiras. Apesar de conhecermos a ecologia, a reprodução e anatomia desses indivíduos, a questão de os vírus serem organismos vivos ou não ainda tem uma resposta ambígua.
Sobre os vírus, analise informações a seguir:
( ) Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. O ciclo lítico termina com a lise e a morte da célula hospedeira, enquanto, no ciclo lisogênico, a célula hospedeira permanece viva.
( ) A doença do vírus Zika é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Lutzomyia. Contudo, ainda não há consenso científico de que o vírus Zika seja a causa da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré.
( ) Os bacteriófagos são vírus exclusivos de hospedeiros procariotos e, assim como todos os vírus, seu ciclo de multiplicação, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Na etapa de penetração, ocorre entrada apenas do ácido nucleico.
( ) As células do corpo humano, quando infectadas por vírus, secretam interferons, que induzem as células próximas não infectadas a produzirem substâncias que inibem a replicação viral. Em procariotos, um tipo de “sistema imune” também pode ser encontrado, o CRIPR, o qual ajuda a preservar a estabilidade do genoma destruindo o DNA invasor proveniente de infecções virais, às vezes, da conjugação.
A ordem correta, de cima para baixo, é
- A) F, V, V, F.
- B) V, V, F, F.
- C) F, V, V, V.
- D) V, F, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V, F, F, V.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
(VERDADE) Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. O ciclo lítico termina com a lise e a morte da célula hospedeira, enquanto, no ciclo lisogênico, a célula hospedeira permanece viva.
Está inteiramente correta a afirmativa.
(FALSO) A doença do vírus Zika é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Lutzomyia. Contudo, ainda não há consenso científico de que o vírus Zika seja a causa da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré.
O "mosquito palha" ou "birigui" do gênero Lutzomyia é vetor principal da leishmaniose visceral americana. O vetor do vírus causador da Zika é o mosquito Aedes aegypti. As evidências são fartas sobre a causa de microcefalia e síndrome de Guillain-Barré.
(FALSO) Os bacteriófagos são vírus exclusivos de hospedeiros procariotos e, assim como todos os vírus, seu ciclo de multiplicação, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Na etapa de penetração, ocorre entrada apenas do ácido nucleico.
Na verdade, ocorre entrada do ácido nucleico e do fago. Veja a etapa 2 no esquema que coloquei abaixo.
Mas essa alternativa merece ser mais bem explicada. É que há fagos virulentos (T4) e fagos temperados (λ). Os fagos virulentos (T4) só estabelecem o ciclo lítico. Já os fagos temperados (λ) estabelecem tanto o ciclo lítico quanto o lisogênico. Mas o examinador fala apenas "bacteriófagos", sem dizer quais. De todo modo, fagos virulentos (T4) e temperados (λ) seguem as cinco etapas. Há também os fagos filamentosos (M13), mas a reprodução não leva à lise bacteriana.
Coloco abaixo trecho do livro que usei para comentar essa questão. Ao que tudo indica, o examinador usou o mesmo livro, tendo em vista a semelhança entre o que está escrito no livro e o texto da alternativa. Anote aí:
Os vírions dos bacteriófagos T-pares são grandes, complexos e não envelopados, e apresentam uma estrutura característica de cabeça e cauda [...]. O tamanho de seu DNA corresponde a apenas cerca de 6% do DNA de uma bactéria E. coli, ainda assim o fago possui DNA suficiente para codificar mais de 100 genes. O ciclo de multiplicação desses fagos, assim como o de todos os outros vírus, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. (p. 370, grifo meu).
Veja o esquema:
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
(VERDADE) As células do corpo humano, quando infectadas por vírus, secretam interferons, que induzem as células próximas não infectadas a produzirem substâncias que inibem a replicação viral. Em procariotos, um tipo de "sistema imune" também pode ser encontrado, o CRIPR, o qual ajuda a preservar a estabilidade do genoma destruindo o DNA invasor proveniente de infecções virais, às vezes, da conjugação.
Está inteiramente correta a afirmativa.
Deixe um comentário