Os vírus são pequenos agentes infecciosos com cerca de 20 a 300 nanômetros e podem ser ou não patogênicos ao ser humano. Para diversos pesquisadores e autores de livros didáticos, os vírus não são considerados seres vivos.
Revista de epidemiologia e controle de infecção, ano IV, v.
4, n.º 1, jan.-mar./2014 (com adaptações).
Com referência à temática abordada no texto anterior e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
Os vírus envelopados possuem uma membrana externa derivada da célula hospedeira, o que indica que eles exercem parasitismo intracelular obrigatório, peculiaridade que sustenta o pensamento de que os vírus não são seres vivos.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo.
Os vírus envelopados de fato possuem uma membrana externa derivada da célula hospedeira. Essa membrana é composta por lipídios e proteínas, e sua presença é uma característica dos vírus envelopados. Essa membrana os ajuda a infectar células hospedeiras, facilitando sua entrada nelas. Como os vírus precisam de uma célula hospedeira para se replicar e não são capazes de realizar atividades metabólicas por conta própria, eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Essa peculiaridade, entre outras, contribui para a argumentação de que os vírus não são considerados seres vivos, pois não possuem metabolismo próprio, não crescem e não se reproduzem de forma independente.
Deixe um comentário