Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para responder ao item , considere o texto a seguir:

 

No final da década de 70 do século passado, a varíola, uma praga mortal, foi eliminada da Terra, graças às campanhas de vacinação em massa que protegeram milhões, deixando-os com uma pequena cicatriz no braço. A erradicação global da varíola foi possível porque apenas uma cadeia de transmissão, em pessoas, teve de ser rompida.

 

A vacina contra a varíola não protege apenas contra esta doença; qualquer pessoa vacinada também desenvolve imunidade à infecção de variedades aparentadas – inclusive a varíola do macaco e a bovina. Agora que a vacina contra a varíola não é mais aplicada amplamente, a questão é: poderiam esses patógenos obscuros representar um novo perigo para a humanidade? Há motivos para preocupação.

 

(Fonte: Revista Scientific American, abril/ 2013)

 

Sobre o agente causador da varíola em suas diferentes variedades e suas características biomoleculares, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) apresenta uma estrutura supramolecular constituída de ácido nucleico e proteína em que está ausente a organização celular.

A varíola, causada pelo vírus Variola, é um exemplo de vírus que pertence à classe dos vírus DNA de cadeia dupla. Sua estrutura é composta por ácido nucleico (DNA) envolvido por uma cápside proteica, formando uma estrutura supramolecular. O vírus da varíola não possui uma organização celular, pois é um organismo acelular, ou seja, não possui células. Essa característica é comum entre os vírus, que dependem da maquinaria celular do hospedeiro para se replicarem. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *