Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Qual é o vírus que apresenta associação com neoplasias, mas também é o agente de uma infecção benigna, autolimitada, comum no mundo todo e que acomete, principalmente, adolescentes e adultos jovens? Como dados complementares para a identificação da alternativa correta, laboratorialmente sabe-se que há detecção de anticorpos heterófilos por aglutinação em lâmina e de anticorpos contra antígenos da fase lítica por imunoensaios, incluindo IgM, bem como a detecção de DNA por técnicas moleculares. Geralmente, também, observa-se linfocitose absoluta e relativa, taxas aumentadas de linfócitos atípicos e enzimas hepáticas elevadas em cerca de 50% dos pacientes acometidos. Trata-se de:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Epstein-Barr.

Essa questão exige conhecimentos sobre vírus.

 

As informações descritas pelo enunciado são características do vírus Epstein-Barr, ou EBV.

 

O EBV replica-se nas células epiteliais da orofaringe e das glândulas parótidas, estabelecendo infecções latentes nos linfócitos. É um vírus da família dos herpes-vírus. Outros vírus desta família que comumente infectam os seres humanos são os herpes-vírus simples tipos 1 e 2 (HSV-1, HSV-2), o vírus varicela-zóster, o citomegalovírus (CMV), os herpes-vírus humanos 6 e 7, bem como o herpes-vírus 8.

 

O EBV é comum em todas as partes do mundo, com mais de 90% de soropositividade entre os adultos. É transmitido principalmente por contato com secreções da orofaringe. É mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens.

 

É o agente etiológico da mononucleose infecciosa aguda e está associado a carcinoma nasofaríngeo, linfomas de Burkitt, linfomas de Hodgkin e não Hodgkin, outros distúrbios linfoproliferativos em indivíduos imunodeficientes e carcinoma gástricoA mononucleose típica é autolimitada, com duração de 2 a 4 semanas.

 

Linfócitos T citotóxicos reagem contra as células B infectadas. As células T são os “linfócitos atípicos” observados no esfregaço de sangue.

 

A hibridização do ácido nucleico é o método mais sensível para a detecção do EBV em amostras de pacientes. Os antígenos virais podem ser demonstrados diretamente nos tecidos linfoides e carcinomas nasofaríngeos. Os procedimentos sorológicos comuns para a detecção de anticorpos dirigidos contra o EBV consistem nos testes de Elisa, ensaios immunoblot, bem como ensaios e testes de imunofluorescência indireta com a utilização de células linfoides positivas para o EBV.


Diante do exposto, gabarito LETRA D.


REFERÊNCIAS:

BROOKS, Geo F. et al. Microbiologia Médica de Jawetz, Melnick & Adelberg. 26. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.


LEVINSON, Warren. Microbiologia Médica e Imunologia. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.


MURRAY, Patrick R.; ROSENTHAL, Ken; PFALLER, Michael. Microbiologia Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2017.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *