SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE INFLUENZA MONITORAMENTO DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG) POR INFLUENZA 25 de maio de 2018 | Página 1/11
Com a circulação endêmica de diversos
vírus respiratórios, novos cenários epidemiológicos são identificados no Ceará em 2018. Ocorreu um aumento em relação à detecção de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por diversas etiologias e da proporção de confirmações por influenza, o que evidencia a maior circulação do vírus neste período se comparado com anos anteriores. Continua a orientação de que todo o processo de vigilância, desde a notificação, investigação e análise do perfil epidemiológico, além do manejo clínico adequado do paciente e ações de prevenção devem ser enfatizados e intensificados pelos profissionais de saúde e gestores dos municípios de todo o Estado do Ceará.
Em relação as características gerais e estrutura dos vírus, assinale a afirmativa
FALSA:
- A) Os vírus são destituídos de membrana plasmática, hialoplasma e orgânulos citoplasmáticos, como mitocôndrias, ergastoplasmas e núcleo.
- B) Os vírus possuem um envoltório protetor de natureza lipídica, denominada capsídeo, o qual geralmente é recoberto por um envelope de lipídios, carboidratos e proteínas, envolvendo o ácido nucleico.
- C) Os vírus não metabolizam energia, não produzem ATP, nem realizam fermentação, respiração celular ou fotossíntese.
- D) Os vírus induzem a síntese de estruturas especializadas capazes de transferir o ácido viral para outras células.
- E) Os vírus apresentam-se dotados de material genético, porém são destituídos da capacidade metabólica de traduzir as instruções neles codificadas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os vírus possuem um envoltório protetor de natureza lipídica, denominada capsídeo, o qual geralmente é recoberto por um envelope de lipídios, carboidratos e proteínas, envolvendo o ácido nucleico.
Gabarito: Letra B
Os vírus constituem de organismos intracelular obrigatórios, visto que são organismos acelulares e que não apresentam metabolismo próprio. Apresentam ácidos nucleicos, podendo ser eles formados por RNA ou DNA.
A estrutura viral é bastante simples, apresentando apenas três estruturas principais e ausência de organelas. O material genético é a principal estrutura, que confere identidade ao vírus e responsável por seu metabolismo. Esse material é envolto por uma capsula proteica denominada capsídeo. Outra estrutura encontrada nos vírus são o envelope viral, normalmente originária da membrana plasmática da célula em que o vírus se replicou, no qual são estruturas compostas por fosfolipídeos, proteínas de membrana e glicoproteinas.
Dito isto, a alternativa que corresponde a afirmativa falsa, conforme solicitado no enunciado é a alternativa B.
Errata: Os vírus possuem um envoltório protetor de natureza lipídica, denominada capsídeo, o qual geralmente é recoberto por um envelope de lipídios, carboidratos e proteínas, envolvendo o ácido nucleico.
O envoltório viral corresponde ao envelope composto por lipídeos, enquanto o capsídeo envolve os ácidos nucleicos que o compõe.
Deixe um comentário