Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, até 2035, 4 em cada 10 adultos (41%) no Brasil podem ter obesidade. (Folha de S. Paulo, março 2023). Uma das principais causas da obesidade é a má alimentação, baseada em alimentos ultraprocessados. Essa situação pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal, formada por diferentes tipos de microrganismos, como arqueas e bactérias, as quais incluem o Filo Firmicutes (bactérias Gram positivas) e o Filo Bacteroidetes (bactérias Gram negativas). Desequilíbrio nesses grupos de bactérias tem sido associado à obesidade.
Sobre esses microrganismos componentes da microbiota intestinal, é correto afirmar que
- A) Firmicutes apresentam membrana plasmática formada por lipopolissacarídeos e peptidioglicano.
- B) Firmicutes coram-se pelo lugol e pelo azul de metileno na coloração de Gram.
- C) Firmicutes têm parede celular formada por proteínas e lipídeos.
- D) Bacteroidetes coram-se em roxo na coloração de Gram, porque a violeta de genciana se liga ao DNA bacteriano.
- E) Bacteroidetes têm parede celular com uma camada fina de peptidioglicano e são descoradas pelo álcool, na coloração de Gram.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Bacteroidetes têm parede celular com uma camada fina de peptidioglicano e são descoradas pelo álcool, na coloração de Gram.
a) Firmicutes apresentam membrana plasmática formada por lipopolissacarídeos e peptidioglicano.
INCORRETA: Firmicutes são bactérias Gram-positivas e têm uma parede celular espessa composta principalmente de peptidioglicano, mas não possuem lipopolissacarídeos em sua membrana plasmática. A presença de lipopolissacarídeos é uma característica associada a bactérias Gram-negativas.
b) Firmicutes coram-se pelo lugol e pelo azul de metileno na coloração de Gram.
INCORRETA: Firmicutes coram-se pelo lugol, mas a coloração de Gram para Firmicutes envolve cristal violeta, lugo e fucsina, e não pelo azul de metileno.
c) Firmicutes têm parede celular formada por proteínas e lipídeos.
INCORRETA: As Firmicutes são bactérias Gram-positivas e, como tal, possuem uma parede celular composta principalmente de peptidioglicano. O peptidioglicano é uma molécula de carboidrato.
d) Bacteroidetes coram-se em roxo na coloração de Gram, porque a violeta de genciana se liga ao DNA bacteriano.
INCORRETA: Bacteroidetes coram-se em rosa ou vermelho na coloração de Gram, não em roxo. A violeta de genciana é usada inicialmente, mas a cor é perdida durante o processo, e o contraste é obtido com a safranina ou a fucsina. A violeta de genciana não se liga especificamente ao DNA bacteriano.
e) Bacteroidetes têm parede celular com uma camada fina de peptidioglicano e são descoradas pelo álcool, na coloração de Gram.
CORRETA: Bacteroidetes têm uma parede celular com uma camada fina de peptidioglicano, e durante a coloração de Gram, são descoradas pelo álcool, resultando na coloração rosa ou vermelha na etapa final com a fucsina básica ou safranina.
Deixe um comentário