Seres vivos pertencentes ao táxon Monera desempenham papéis cruciais na biosfera, participando, por exemplo, dos ciclos do nitrogênio, do enxofre e do carbono.
Sobre esses seres, é correto afirmar que:
- A) foram o ancestral comum aos dois domínios procarióticos, mas não do domínio eucariótico.
- B) podem ser autótrofos ou heterótrofos, sendo que os autótrofos são fotossintetizantes ou quimiossintetizantes.
- C) possuem citoesqueleto e apresentam dois processos de divisão celular: mitose e meiose.
- D) possuem organelas citoplasmáticas membranosas, tais como mitocôndrias e retículos endoplasmáticos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) podem ser autótrofos ou heterótrofos, sendo que os autótrofos são fotossintetizantes ou quimiossintetizantes.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
a) foram o ancestral comum aos dois domínios procarióticos, mas não do domínio eucariótico.
ERRADA. Os domínios Bacteria e Archaea (ou seja, procariotos) vieram primeiro. A partir do domínio Archaea, evoluíram os seres do domínio Eukarya. Anote aí:
Por bilhões de anos, todos os organismos existentes na Terra foram unicelulares e estavam delimitados por uma única membrana externa. Esses organismos, como as bactérias, que são abundantes sobre você, dentro de você e em tudo a seu redor, são chamados de procariotos [...]. Dois principais grupos divergiram cedo na história da vida: Bacteria e Archaea. A terceira categoria principal da vida na Terra, Eukarya, surgiu bilhões de anos depois a partir de um grupo de arqueias. Além da sua membrana externa, a célula eucariótica [...] tem membranas internas que delimitam compartimentos internos especializados chamados de organelas. A organela que dá aos eucariotos o seu nome é o núcleo – a organela que contém a informação genética da célula. A palavra “eucarioto” origina-se de duas palavras gregas que significam “um núcleo verdadeiro”. Outras organelas realizam funções específicas, como sintetizar moléculas biológicas e fornecer energia.
Embora muitos detalhes ainda precisem ser esclarecidos, os aspectos gerais da árvore da vida já foi determinada. Os padrões de ramificação baseiam-se em grande variedade de evidências de fósseis, estruturas, processos metabólicos, comportamento e análises moleculares de genomas. Lembre-se de que a primeira divisão da vida – em Archaea e Bacteria – ocorreu entre os procariotos unicelulares mais primitivos. Membros desses dois grupos diferem tão fundamentalmente que se acredita terem se separado em duas linhagens evolutivas distintas no início da história da vida. Uma das linhagens de Archaea incorporou um núcleo e organelas internas membranosas e deu origem ao principal grupo Eukarya. Plantas, fungos e animais são exemplos de eucariotos multicelulares conhecidos que evoluíram independentemente a partir de grupos diferentes de eucariotos unicelulares conhecidos como protistas. Sabe-se que plantas, fungos e animais tiveram origens independentes da multicelularidade, porque cada um desses três grupos está mais intimamente relacionado a grupos diferentes de protistas, como pode ser observado a partir do padrão de ramificação da Figura 1.9.
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
b) podem ser autótrofos ou heterótrofos, sendo que os autótrofos são fotossintetizantes ou quimiossintetizantes.
CORRETA. Inteiramente correta. O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias. Ou seja, estão no domínio Bacteria.
c) possuem citoesqueleto e apresentam dois processos de divisão celular: mitose e meiose.
ERRADA. O citoesqueleto é exclusivo de eucariotos. Anote aí:
Nos primórdios da microscopia eletrônica, os biólogos pensavam que as organelas da célula eucariótica flutuavam livremente no citosol. Mas aperfeiçoamentos tanto na microscopia óptica como na microscopia eletrônica revelaram o citoesqueleto, uma rede de fibras que se estende pelo citoplasma [...]. As células bacterianas também têm fibras que formam um tipo de citoesqueleto, construído de proteínas similares às eucarióticas, mas aqui daremos enfoque aos eucariotos. O citoesqueleto eucariótico, cuja função principal é a organização das estruturas e atividades da célula, é composto de três tipos de estruturas moleculares: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários. (p. 112-113, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
d) possuem organelas citoplasmáticas membranosas, tais como mitocôndrias e retículos endoplasmáticos.
ERRADA. O sistema de endomembranas é exclusivo de eucariotos. Os procariotos não possuem tais organelas.
Deixe um comentário