Sobre a dengue, não é correto afirmar que:
- A) A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas, e possui como agente etiológico o vírus dengue (DENV), que possui com cinco sorotipos.
- B) Os vírus DENV, CHIKV e ZIKV são arbovírus (Arthropod-borne virus), ou seja, são vírus transmitidos por artrópodes.
- C) Os vírus dengue e Zika são vírus de RNA do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, que inclui também o vírus da febre amarela.
- D) Para o DENV, CHIK e ZIKV, existem registros de transmissão vertical em humanos (gestante-feto). Em relação à dengue, os relatos dessa via de transmissão são raros.
- E) A suscetibilidade ao vírus da dengue (DENV) no indivíduo é universal; uma vez que haja infecção, a imunidade adquirida é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga).
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas, e possui como agente etiológico o vírus dengue (DENV), que possui com cinco sorotipos.
a) A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas, e possui como agente etiológico o vírus dengue (DENV), que possui com cinco sorotipos.
INCORRETA: A dengue é uma arbovirose de grande relevância no Brasil, que possui agente etiológico o vírus DENV, com quatro sorotipos diferentes.
b) Os vírus DENV, CHIKV e ZIKV são arbovírus (Arthropod-borne virus), ou seja, são vírus transmitidos por artrópodes.
CORRETA: Os vírus da dengue, chikungunya e o zikavírus são transmitidos por vetores artrópodes, todos pelo gênero do mosquito Aedes e são considerados arbovírus porque parte do clico replicativo ocorrer nos insetos vetores.
c) Os vírus dengue e Zika são vírus de RNA do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, que inclui também o vírus da febre amarela.
CORRETA: Segundo o Guia de vigilância da saúde do Ministério da Saúde:
Os vírus dengue e Zika são vírus de RNA do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, que inclui também o vírus da febre amarela. Com relação ao DENV, até o momento, são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, cada qual apresentando distintos genótipos e linhagens (PINHO, 2013). O vírus chikungunya (CHIKV) pertence ao gênero Alphavirus, da família Togaviridae, e possui quatro genótipos: Oeste Africano, Leste-Centro-Sul Africano (ECSA), Asiático e Oceano Índico (IOL).
d) Para o DENV, CHIK e ZIKV, existem registros de transmissão vertical em humanos (gestante-feto). Em relação à dengue, os relatos dessa via de transmissão são raros.
CORRETA: Segundo a Secretaria de Saúde de Estado do Rio de Janeiro:
Para o DENV, CHIK e ZIKV, existem registros de transmissão vertical em humanos (gestante-feto). Em relação à dengue, os relatos dessa via de transmissão são raros. No chikungunya, a transmissão perinatal pode ocorrer em caso de gestantes virêmicas, muitas vezes provocando infecção neonatal grave. No entanto, estudos apontam que a transmissão vertical do CHIKV e rara, ocorrendo antes da 22ª semana de gestação. Em relação ao Zika, a transmissão vertical pode ocorrer em diferentes idades gestacionais e resultar em amplo espectro de malformações no feto, incluindo aborto.
e) A suscetibilidade ao vírus da dengue (DENV) no indivíduo é universal; uma vez que haja infecção, a imunidade adquirida é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga).
CORRETA: Segundo informativo da Prefeitura Municipal de Campinas:
A suscetibilidade ao vírus da dengue é universal. A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) existe temporariamente. A fisiopatogenia da resposta imunológica à infecção aguda por dengue pode ser primária e secundária. A resposta primária se dá em pessoas não expostas anteriormente ao flavivírus, e o título dos anticorpos se eleva lentamente.
Fontes: http://plataforma.saude.gov.br/anomalias-congenitas/guia-vigilancia-saude-5ed-rev-atual.pdf
https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=NDcxMjQ%2C#:~:text=Para%20o%20DENV%2C%20CHIK%20e,vezes%20provocando%20infec%C3%A7%C3%A3o%20neonatal%20grave.
https://saude.campinas.sp.gov.br/doencas/dengue/funasa/dengue_1_8.htm
Deixe um comentário