Sobre as células eucariontes responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( ) Presença de envoltório nuclear, moléculas de DNA lineares, associadas a histonas e que se condensam em cromossomos no momento da divisão;
( ) Membrana plasmática constituída por fosfolipídios, colesterol, glicolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas;
( ) Presença de filamentos circulares de DNA extracromossômicos (plasmídeos).
- A) V-V-F.
- B) V-F-V.
- C) F-V-V.
- D) V-F-F.
- E) F-V-F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V-V-F.
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
( VERDADEIRO ) Presença de envoltório nuclear, moléculas de DNA lineares, associadas a histonas e que se condensam em cromossomos no momento da divisão;
( VERDADEIRO ) Membrana plasmática constituída por fosfolipídios, colesterol, glicolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas;
( FALSO ) Presença de filamentos circulares de DNA extracromossômicos (plasmídeos).
Os plasmídeos estão presentes em procariotos (bactérias e arqueas) apenas. Anote aí:
Um mecanismo de transferência genética horizontal, a conjugação, envolve a transferência de um plasmídeo entre células procarióticas [...]. Um plasmídeo é um pequeno círculo de DNA separado do cromossomo bacteriano, geralmente capaz de se reproduzir independentemente.
Durante a conjugação, um pilus sexual especial une duas células. Então, outra célula coloca uma cópia do plasmídeo e, talvez, alguns genes cromossômicos dentro da outra.
Bactérias e arqueas têm plasmídeos e podem realizar conjugação. Membros dos dois grupos às vezes trocam genes através desse processo.
Bacteriófagos também movem genes horizontalmente entre procariotos, um processo chamado transdução. O vírus coleta DNA de uma célula que infecta e transfere esse DNA para seu próximo hospedeiro.
Procariotos também adquirem DNA ao coletá-lo do ambiente, um processo chamado transformação. Por exemplo, Frederick Griffith tornou bactérias inofensivas em mortais ao misturá-las com células mortas de uma cepa danosa. As bactérias inofensivas pegaram DNA que as transformou.
Como esperado, a transferência genética horizontal pode complicar tentativas de reconstruir a história evolucionária de procariotos ao comparar sequências de genes. Uma história de transferências genéticas também dificulta a definição de fronteiras entre espécies de procariotos modernas. (p. 27, grifo meu).
Referência: STARR, C. et al. Biologia: unidade e diversidade da vida, volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Deixe um comentário