Sobre os ciclos lítico e lisogênico, ocorrido nos bacteriófagos, assinale a alternativa correta:
- A) A formação de novos vírus no ciclo lítico ocorre a partir da lise da célula bacteriana, que libera os vírus e em seguida infectam outras bactérias, finalizando o ciclo.
- B) No ciclo lisogênico, o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano e não interfere no metabolismo da bactéria, que se reproduz normalmente, transmitindo o DNA viral aos seus descendentes.
- C) No ciclo lítico, o DNA viral incorporado recebe o nome de profago.
- D) No ciclo lisogênico, o DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano e a formar várias cópias, que são transcritas em RNAm virais que irão comandar a síntese de proteína do vírus.
- E) O ciclo lítico e lisogênico inicia quando o fago ao aderir a superfície da célula bacteriana ativa a enzima integrase.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) No ciclo lisogênico, o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano e não interfere no metabolismo da bactéria, que se reproduz normalmente, transmitindo o DNA viral aos seus descendentes.
Essa questão exige conhecimentos sobre vírus.
ALTERNATIVAS:
a) A formação de novos vírus no ciclo lítico ocorre a partir da lise da célula bacteriana, que libera os vírus e em seguida infectam outras bactérias, finalizando o ciclo.
INCORRETA. De fato, no ciclo lítico ocorre a lise da célula. Contudo, a formação de novos vírus ocorre pelo sequestro da maquinaria metabólica da célula. Além disso, a finalização se dá com a lise da bactéria e a liberação dos fagos produzidos dentro da célula.
b) No ciclo lisogênico, o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano e não interfere no metabolismo da bactéria, que se reproduz normalmente, transmitindo o DNA viral aos seus descendentes.
CORRETA. Não há incorreções na alternativa. Ao contrário do ciclo lítico, que mata a célula hospedeira, o ciclo lisogênico permite a replicação do genoma do vírus sem destruir a célula. Durante o ciclo lisogênico, a molécula de DNA do vírus é incorporada a um sítio específico no cromossomo pelas proteínas virais que quebram a molécula de DNA da célula e ligam uma à outra. Até que se inicie um ciclo lítico, o DNA viral não interfere no metabolismo bacteriano e a célula se reproduz e transmite o DNA viral aos seus descendentes.
c) No ciclo lítico, o DNA viral incorporado recebe o nome de profago.
INCORRETA. A alternativa refere-se ao ciclo lisogênico.
d) No ciclo lisogênico, o DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano e a formar várias cópias, que são transcritas em RNAm virais que irão comandar a síntese de proteína do vírus.
INCORRETA. A alternativa refere-se ao ciclo lítico.
e) O ciclo lítico e lisogênico inicia quando o fago ao aderir a superfície da célula bacteriana ativa a enzima integrase.
INCORRETA. A integrase é uma enzima que participa da integração do DNA viral ao DNA da célula hospedeira.
Portanto, gabarito LETRA B.
REFERÊNCIAS:
MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Deixe um comentário