Uma das maiores preocupações a respeito da gripe aviária, ou gripe do frango, é o risco de uma mistura entre o vírus que causa tal doença e o vírus da gripe humana comum, o que facilitaria a transmissão da gripe aviária entre as pessoas. O vírus da gripe aviária é o H5N1, e o tipo mais comum da gripe humana é causado pelo vírus H3N2. Suponha que um laboratório obteve um vírus “híbrido”, com capa protéica de H5N1 e material genético de H3N2. Esse vírus foi inoculado em embrião de galinha, no qual se reproduziu. Os vírus obtidos foram isolados e inoculados em galinhas adultas sadias, nas quais também se reproduziram.
Pode-se dizer que essas galinhas
- A) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois podem transmitir a esses o vírus que desenvolve a gripe aviária e que já provocou a morte de algumas dezenas de pessoas.
- B) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois podem adquirir destes o vírus H3N2, o qual pode hibridizar com o vírus das aves, produzindo uma forma infectante para o homem.
- C) devem permanecer isoladas de qualquer contato com humanos, pois apresentam em seu organismo ambos os tipos de vírus, H3N2 e H5N1, sendo este último capaz de infectar o organismo humano.
- D) apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H3N2 e, muito embora devam ser mantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripe aviária.
- E) apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H5N1 e, muito embora devam ser mantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripe aviária.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é letra D) as galinhas apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H3N2 e, embora devam ser mantidas isoladas do contato humano, não apresentam riscos de serem transmissoras da gripe aviária.
Explicação:
No enunciado, é mencionado que o laboratório obteve um vírus "híbrido" com capa protéica de H5N1 e material genético de H3N2. No entanto, após serem inoculados em embriões de galinha, os vírus obtidos foram isolados e inoculados em galinhas adultas sadias. Portanto, essas galinhas apresentam em seu organismo apenas vírus do tipo H3N2.
Apesar de as galinhas terem sido expostas ao vírus da gripe aviária (H5N1), como o material genético do vírus foi destruído, elas não são transmissoras da gripe aviária para humanos. Sendo assim, embora devam ser mantidas isoladas do contato humano para prevenir a propagação de outras doenças, elas não apresentam riscos de transmitir a gripe aviária.
Deixe um comentário