Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Organelas Citoplasmáticas - Biologia - concurso

Continua após a publicidade..

1) Alimento protéico marcado com radioatividade foi fagocitado por paramécios. Poucos minutos depois, os paramécios foram analisados e a maior concentração de radioatividade foi encontrada

  • A) nos centríolos.

  • B) nas mitocôndrias.

  • C) na carioteca.

  • D) no nucléolo.

  • E) no retículo endoplasmático.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) no retículo endoplasmático.

Gabarito da banca: Letra "E"

Entendimento: Letra "E"


Acompanhe minha análise:

 

Note as funções do RER (SADAVA et al., 2020, p. 92, grifo meu):

O retículo endoplasmático rugoso (RER) é chamado de “rugoso” em razão dos muitos ribossomos ligados à superfície externa de sua membrana, dando-lhe uma aparência “rugosa” em microscopia eletrônica [...]. Os ribossomos ligados estão ativamente envolvidos na síntese proteica. Além disso:

  • o RER recebe, no seu lúmen, certas proteínas recém-sintetizadas (incluindo as proteínas destinadas aos lisossomos, à membrana plasmática e para exportação a partir da célula), segregando-as para fora do citoplasma. O RER também participa no transporte dessas proteínas para outros locais na célula;
  • enquanto estiverem dentro do RER, as proteínas podem ser modificadas quimicamente para alterar suas funções e “marcá-las” para entrega em destinos celulares específicos;
  • as proteínas são enviadas para os destinos diversos na célula, envoltas em vesículas que se separam do RER;
  • a maioria das proteínas ligadas à membrana é sintetizada no RER.

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

Continua após a publicidade..

2) Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal Folha de São Paulo, de 6 de agosto de 2000, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: “/…] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicialmente, a noção de que certas organelas […] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres.”

 

São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente,

  • A) aparelho de Golgi e centríolos.

  • B) centríolos e vacúolos.

  • C) lisossomos e cloroplastos.

  • D) mitocôndrias e vacúolos.

  • E) mitocôndrias e cloroplastos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) mitocôndrias e cloroplastos.

Gabarito da banca: Letra "E"

Entendimento: Letra "E"


Acompanhe minha análise:

 

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma evidência é a capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano. Essa é uma evidência da Teoria da Endossimbiose Serial. Anote aí:

Como essas características eucarióticas evoluíram a partir das células procarióticas? Uma gama de evidências apoia a teoria da endossimbiose, que postula que mitocôndrias e os plastídeos (termo geral para cloroplastos e organelas relacionadas) eram pequenos procariotos que começaram a viver dentro de células maiores. O termo endossimbionte se refere a uma célula que vive dentro de outra, chamada de célula hospedeira. Os procariotos ancestrais das mitocôndrias e dos plastídeos provavelmente entraram na célula hospedeira como presa não digerida ou como parasitos internos. Embora esse processo pareça improvável, cientistas observaram diretamente casos em que o endossimbionte que começou como presa ou parasito acabou desenvolvendo uma relação de mútuo benefício com o hospedeiro em cerca de cinco anos.

[...]

Um grande número de evidências apoia a origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos plastídeos:

  1. As membranas internas das duas organelas têm enzimas e sistemas de transporte homólogos àqueles encontrados na membrana plasmática de procariotos atuais.
  2. As mitocôndrias e os plastídeos replicam por um processo de divisão semelhante ao de certos procariotos. Além disso, cada uma dessas organelas possui uma molécula de DNA circular que, a exemplo dos cromossomos de bactéria, não está associada a histonas ou grandes quantidades de outras proteínas.
  3. Como esperado em organelas descendentes de organismos de vida livre, as mitocôndrias e os plastídeos também têm uma maquinaria celular (incluindo ribossomos) necessária para transcrever e traduzir o seu DNA em proteínas.
  4. Por fim, em termos de tamanho, sequências de RNA e sensibilidade a determinados antibióticos, os ribossomos das mitocôndrias e dos plastídeos são mais parecidos com ribossomos procarióticos do que com os ribossomos citoplasmáticos das células eucarióticas.

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 528-529.

3) As células possuem em seu interior estruturas que realizam diversas funções fundamentais para a vida, mas para isso elas necessitam de energia.


O processo de produção de energia nas células é conhecido como respiração celular e ocorre na organela denominada:

  • A) ribossomo;
  • B) mitocôndria;
  • C) retículo endoplasmático;
  • D) complexo de Golgi;
  • E) lisossomo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) mitocôndria;

Gabarito da banca: Letra "B"

Entendimento: Letra "B"


Acompanhe minha análise:

A mitocôndria, o local de respiração celular. (a) As membranas interna e externa da mitocôndria são visíveis no desenho e na micrografia (MET). As cristas são dobramentos da membrana interna, que aumentam a área superficial. O desenho de um corte mostra os dois compartimentos ligados pelas membranas: o espaço intermembrana e a matriz mitocondrial. Várias enzimas respiratórias são encontradas na membrana interna e na matriz. Ribossomos livres também estão presentes na matriz. Em geral, as moléculas de DNA são circulares e ligadas à membrana mitocondrial interna. (b) A micrografia óptica mostra um eucarioto unicelular inteiro (Euglena gracilis) em uma magnificação mais baixa do que a MET. A matriz mitocondrial foi corada de verde. A mitocôndria forma uma rede tubular ramificada. O DNA nuclear está corado de vermelho; moléculas do DNA mitocondrial aparecem como pontos amarelos brilhantes. (REECE et al., 2015, p. 111).

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.


Veja a imagem:

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 111.

Continua após a publicidade..

4) As células eucariontes são constituídas de estruturas menores chamadas organelas. Cada uma das organelas celulares apresenta forma, tamanho e função(ões) definida(s).

A seguir são enumeradas algumas organelas associadas a suas formas e funções.

I. Mitocôndrias – são organelas membranosas responsáveis pela respiração intracelular. Possuem DNA próprio e por isso se autoduplicam.

II. Centríolos – são organelas não membranosas que auxiliam na formação de cílios e flagelos em células especiais e são constituídas principalmente de carboidratos.

III. Ergastoplasma – também conhecido como retículo endoplasmático liso, é responsável pela síntese de lipídios e proteínas na célula.

IV. Vacúolo – organela membranosa bastante comum nas células animais e rara nas células vegetais, é responsável pelo controle hídrico da célula.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) Apenas o item I é verdadeiro.
  • B) Apenas o item II é verdadeiro.
  • C) Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E) Todos os itens são verdadeiros.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A) Apenas o item I é verdadeiro.

Essa afirmação é verdadeira porque apenas as mitocôndrias (item I) possuem DNA próprio e se autoduplicam. As outras organelas mencionadas não apresentam essa característica.

Os centríolos (item II) são organelas não membranosas que auxiliam na formação de cílios e flagelos em células especiais, são constituídas principalmente de carboidratos, mas não possuem DNA próprio.

O ergastoplasma (item III) é uma organela membranosa responsável pela síntese de lipídios e proteínas na célula, mas também não apresenta DNA próprio.

O vacúolo (item IV) é uma organela membranosa comum nas células animais e rara nas células vegetais, responsável pelo controle hídrico da célula, mas não tem DNA próprio.

Portanto, apenas as mitocôndrias (item I) possuem DNA próprio e se autoduplicam, tornando a alternativa A) a resposta correta.

5) Os glóbulos brancos são bactérias e outros agentes pelas enzimas contidas células capazes de estranhos que serão fagocitar digeridos

  • A) nas mitocôndrias.

  • B) nos ribossomos.

  • C) nos centríolos.

  • D) nos lisossomos.

  • E) nos cloroplastos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) nos lisossomos.

Gabarito da banca: Letra "D"

Entendimento: Letra "D"


Acompanhe minha análise:

 

Sem dúvidas, os lisossomos. Anote aí:

O lisossomo é um saco membranoso de enzimas hidrolíticas que várias células eucarióticas utilizam para digerir (hidrolisar) macromoléculas. Enzimas lisossomais funcionam melhor no meio ácido encontrado nos lisossomos. Se o lisossomo se rompe, escoando seu conteúdo, as enzimas liberadas são pouco ativas, pois o citosol tem pH neutro. Entretanto, o escoamento excessivo de um grande número de lisossomos pode destruir uma célula por autodigestão.

 

Enzimas hidrolíticas e membranas lisossomais são sintetizadas pelo RE rugoso e então transferidas para o aparelho de Golgi para processamento futuro. Pelo menos alguns lisossomos provavelmente surgem por brotamento a partir da face trans do aparelho de Golgi [...]. Como as proteínas da superfície interna da membrana do lisossomo e as próprias enzimas digestivas são poupadas da destruição? Aparentemente, as formas tridimensionais dessas proteínas protegem ligações vulneráveis ao ataque enzimático. (p. 107, grifo meu).

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

Em outras palavras:

Lisossomos são organelas circundadas por membrana que contêm uma série de enzimas digestivas, incluindo várias proteases [...]. Eles têm vários papéis no metabolismo da célula, incluindo a digestão de proteínas extracelulares apreendidas pela endocitose, bem como a renovação de organelas citoplasmáticas e de proteínas citosólicas. (COOPER; HAUSMAN, 2007, p. 313, grifo meu).

Referência: COOPER, G. M.; HAUSMAN, R. E. A Célula: uma abordagem molecular. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..

6) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

 

 

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

  • A) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
  • B) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
  • C) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
  • D) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
  • E) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.

Gabarito da banca: Letra "B"

Entendimento: Letra "B"


Acompanhe minha análise:

 

Importa compreender é a relação entre complexo de Golgi e lisossomo. Anote aí:

Ganhador do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016, Yoshinori Ohsumi realizou importantes descobertas sobre os mecanismos de autofagia, processo pelo qual as células promovem a digestão intracelular de partes de si mesmas. A organela é responsável pela digestão intracelular é o lisossomo:

A fagocitose é um processo que possibilita às células de defesa internalizarem organismos invasores, células em apoptose ou mesmo outras células. Quando projeções da membrana envolvem o alvo, vias intracelulares de sinalização são ativadas, levando à reorganização do citoesqueleto de actina e à formação de um vacúolo, o fagossomo, que mergulha no citoplasma da célula [...].

Em seguida, esses fagossomos fundem­-se com os lisossomos, formando o fagolisossomo. As bombas de prótons encontradas na membrana quebram o ATP e liberam os prótons para a luz do fagolisossomo, que se torna ácido, alcançando valores de pH entre 4,5 e 5,0, ideal para a atividade das hidrolases ácidas. O material a ser digerido mistura­-se, assim, com as enzimas hidrolíticas [...]. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 216, grifo nosso).

Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

Você pode observar o esquema (p. 94), que é bastante claro:

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

 

7) São características presentes nas células vegetais e ausentes nas células animais:

  • A) plastos e parede celulósica.
  • B) complexo golgiense e plasmodesmos.
  • C) clorofila e retículo endoplasmático.
  • D) parede celulósica e mitocôndrias.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) plastos e parede celulósica.

Gabarito da banca: Letra "A"

Entendimento: Letra "A"


Acompanhe minha análise:

 

a)  plastos e parede celulósica.

CORRETA. As duas estruturas estão ausentes na célula animal.


b)  complexo golgiense e plasmodesmos.

ERRADA. Somente os plasmodesmos estão ausentes na célula animal.


c)  clorofila e retículo endoplasmático.

ERRADA. Somente a clorofila está ausente na célula animal.


d)  parede celulósica e mitocôndrias.

ERRADA. Somente a parede celulósica está ausente na célula animal.

Continua após a publicidade..

8)

Na figura acima está representado o Modelo de Singer e Nicholson para estrutura da membrana plasmática. Neste modelo, a estrutura geral das membranas biológicas é constituída por uma bicamada de lipídios onde se encontram mergulhadas as proteínas. Entretanto, nas hemácias, a bicamada lipídica possui glicolipídios. Em que compartimento celular acontece a adição de grupos glicídicos às moléculas de lipídios?

  • A) Lisossomos.
  • B) Complexo de Golgi.
  • C) Retículo endoplasmático rugoso.
  • D) Retículo endoplasmático liso.
  • E) Ribossomos livres.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Complexo de Golgi.

 

O enunciado apresenta a descrição do Modelo de Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática e destaca a presença de glicolipídios na bicamada lipídica das hemácias. Vamos analisar cada alternativa:

   

a) Lisossomos

Incorreta: Os lisossomos são organelas envolvidas na digestão intracelular e na degradação de macromoléculas. Eles não são diretamente responsáveis pela adição de grupos glicídicos às moléculas de lipídios.

 

b) Complexo de Golgi

CorretaO Complexo de Golgi é a organela principal responsável pela modificação, processamento e adição de grupos glicídicos a proteínas e lipídios. 

 

c) Retículo endoplasmático rugoso

Incorreta: O retículo endoplasmático rugoso está associado à síntese de proteínas e à adição de grupos glicídicos a proteínas, não a lipídios.

 

d) Retículo endoplasmático liso

Incorreta: O retículo endoplasmático liso está envolvido na síntese de lipídios, mas não especificamente na adição de grupos glicídicos (processamento, direcionamento).

 

e) Ribossomos livres

Incorreta: Os ribossomos estão envolvidos na síntese de proteínas, mas não na adição de grupos glicídicos a lipídios.

 

Portanto, a alternativa correta é a letra b) Complexo de Golgi.

9) Das proposições abaixo, relacionadas ao estudo das células, marque a alternativa incorreta:

  • A) Os centríolos são cilindros protéicos, relacionados com os movimentos celulares durante a mitose

  • B) O retículo endoplasmático rugoso, que é contínuo ao envelope nuclear, é responsável pelo armazenamento de proteínas por ele sintetizadas

  • C) As mitocôndrias oxidam a glicose obtida da quebra de carboidratos provenientes da alimentação
  • D) As células contêm DNA, como um depósito de informações genéticas, que é usado para guiar a síntese de proteínas

  • E) O lisossomo é um sistema constituído de filamentos, de proteínas, que se estende pelo citoesqueleto

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) As células contêm DNA, como um depósito de informações genéticas, que é usado para guiar a síntese de proteínas

Gabarito da banca: Letra "D"

Entendimento: Letra "E"

Acompanhe minha análise:

 

a) Os centríolos são cilindros protéicos, relacionados com os movimentos celulares durante a mitose

CORRETA.

 

b) O retículo endoplasmático rugoso, que é contínuo ao envelope nuclear, é responsável pelo armazenamento de proteínas por ele sintetizadas

CORRETA. Sim, é parte do sistema de endomembranas, que inclui retículo endoplasmático rugoso e liso, vesículas e complexo de Golgi.

 

c) As mitocôndrias oxidam a glicose obtida da quebra de carboidratos provenientes da alimentação

CORRETA.

d) As células contêm DNA, como um depósito de informações genéticas, que é usado para guiar a síntese de proteínas

CORRETA. Anote aí:

O DNA, um ácido nucleico, é a molécula característica da vida. Ele não é encontrado em pedaços de rocha, por exemplo. Por que o DNA é tão importante? Ele é a base do crescimento, da sobrevivência e da reprodução em todos os organismos. Ele também é a fonte das características distintas, ou traços, de cada indivíduo.

 

Na natureza, um organismo herda DNA – a base de seus traços – dos pais. Herança é a transmissão do DNA dos pais aos descendentes. Mariposas se parecem com mariposas e não com galinhas porque herdaram o DNA das mariposas, que é diferente do DNA das galinhas. Reprodução se refere aos mecanismos reais pelos quais pais transmitem DNA aos descendentes. Para todos os indivíduos pluricelulares, o DNA tem informações que guiam o crescimento e o desenvolvimento – a transformação organizada da primeira célula de um novo indivíduo em um adulto (embriogênese) [...].

 

O DNA contém instruções e as células utilizam algumas dessas instruções para formar proteínas, que são cadeias longas de aminoácidos. Há apenas 20 tipos de aminoácidos, mas as células os unem em sequências diferentes para formar uma grande variedade de proteínas. Por analogia, poucos tipos diferentes de azulejos podem ser organizados em muitos padrões diferentes [...]. Proteínas têm papéis estruturais ou funcionais. Por exemplo, algumas proteínas são enzimas – moléculas funcionais que fazem com que as atividades das células sejam realizadas mais rapidamente do que fariam por conta própria. Sem as enzimas, tais atividades não aconteceriam suficientemente rápido para que uma célula sobrevivesse. Não haveria mais células e, portanto, vida. (p. 7, grifo meu).

Referência: STARR, C. et al. Biologia: unidade e diversidade da vida, volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

 

e) O lisossomo é um sistema constituído de filamentos, de proteínas, que se estende pelo citoesqueleto

ERRADA. Totalmente errada, pois os lisossomos são vesículas que fazem parte do sistema de endomembranas, e não de um sistema de filamentos. Anote aí:

Vesículas são pequenas organelas semelhantes a bolsas, envolvidas por membrana. Elas se formam em grandes números e em uma variedade de tipos, seja de forma independente, seja brotando de outras organelas ou membrana plasmática.

[...]

Muitas vesículas se fundem e esvaziam seus conteúdos em um complexo de Golgi. Essa organela tem uma membrana dobrada que normalmente parece uma pilha de panquecas [...]. As enzimas existentes no complexo de Golgi dão o toque final nas cadeias de polipeptídeos e lipídeos que foram entregues pelo RE. Eles se prendem a grupos de fosfato ou açúcares e racham determinadas cadeias de polipeptídeos. Os produtos acabados — proteínas da membrana, proteínas para secreção e enzimas — são classificados e embalados em novas vesículas, que os carregam para a membrana plasmática ou para os lisossomos. Lisossomos são vesículas que contêm enzimas digestórias poderosas. Eles se fundem aos vacúolos que carregam partículas ou moléculas para descarte, como componentes celulares desgastados. As enzimas dos lisossomos são esvaziadas nesses vacúolos, digerindo seu conteúdo. (p. 67, grifo meu).

Referência: STARR, C. et al. Biologia: unidade e diversidade da vida, volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Continua após a publicidade..

10) As doenças mitocondriais são relativamente raras, provavelmente porque a maioria dos defeitos ocorre no DNA. Seus efeitos podem ser sistêmicos e se intensificam com o decorrer dos anos, como nos casos de acidose lática, perda da audição, entre outros. Além disso, algumas doenças auto-imunes decorrem de respostas imunológicas do paciente com produção de anticorpos contra proteínas mitocondriais. Incluem-se nesse grupo doenças como: cirrose biliar, cardiomiopatia dilatada e neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON).

Quando anticorpos são produzidos contra proteínas de mitocôndrias, a função desta organela pode tornar-se comprometida. A substância que teria sua produção reduzida na célula de um paciente com esta doença é:

  • A) AMPc
  • B) ATP
  • C) Glicose
  • D) RNA
  • E) Uréia

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) ATP

Gabarito: Alternativa B

Justificativa: As mitocôndrias constituem de organelas de grande importância metabólica para as células, uma vez que são as principais responsáveis pela sua produção energética. Isso ocorre devido a função da organela de realização da respiração celular, em processos como glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa, que produzem energia em forma de ATP.

 

Doenças que ocasionam em danos as mitocôndrias podem afetar a capacidade de produção de energética dessas células, consequentemente interferindo na produção de ATP produzida no organismo. Nesses casos, o principal evidência desses distúrbios consiste em deficiências e redução de funcionalidade nos órgãos acometidos, em decorrência da baixa quantidade de energia disponível. Outros sintomas comuns encontrados em doenças mitocôndrias constituem de baixo crescimento, atrasos no desenvolvimento e fraqueza muscular.

1 2 3 46