Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As diversas estruturas presentes no citoplasma das células eucarióticas desempenham funções específicas, essenciais à vida da célula. Por serem comparáveis aos órgãos de um organismo, elas são denominadas orgânulos ou organelas celulares. Sobre os diferentes tipos de organelas e suas funções, indique a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Os centríolos são pequenos cilindros presentes em muitas células eucarióticas e procarióticas, com exceção de alguns organismos unicelulares e dos fungos. São encontrados aos pares e podem se autoduplicar formando novos centríolos a partir de microtúbulos do citoplasma. Formam os cílios e flagelos.

Gabarito da banca: Letra "B"

Entendimento: Letra "B"


Acompanhe minha análise:

 

Considero uma questão difícil, tendo em vista a exceção dos fungos colocada na alternativa.

 

a)  Ribossomos são organelas presentes em todos os seres vivos, formados por grãos de RNA e proteínas, visíveis apenas ao microscópio eletrônico. É no ribossomo que ocorre a síntese de proteínas, por meio da união de aminoácidos. Alguns ribossomos estão livres no citoplasma enquanto outros fazem parte do retículo endoplasmático rugoso.

CORRETA.

 

b)  Os centríolos são pequenos cilindros presentes em muitas células eucarióticas e procarióticas, com exceção de alguns organismos unicelulares e dos fungos. São encontrados aos pares e podem se autoduplicar formando novos centríolos a partir de microtúbulos do citoplasma. Formam os cílios e flagelos.

INCORRETA. Em primeiro lugar, os centríolos estão presentes em organismos unicelulares e organismos pluricelulares. De fato, os fungos não contêm centríolos. Também não contêm centríolos a maioria das células vegetais. Em segundo lugar, o examinador fala que os centríolos "podem se autoduplicar formando novos centríolos". É preciso ter em conta que essa duplicação ocorre no centrossomo.

Um centríolo consiste em um arranjo cilíndrico de microtúbulos curtos e modificados, dispostos em forma de barril e apresentando uma impressionante simetria nonamérica [...]. Juntamente com um grande número de proteínas acessórias, os centríolos organizam o material pericentriolar, onde ocorre a nucleação dos microtúbulos. [...] Os centrossomos duplicam-se e dividem-se antes da mitose, cada metade contendo um par de centríolos duplicados. Os dois centrossomos se movem para lados opostos do núcleo no início da mitose e originam os dois pólos do fuso mitótico [...].

Referência: ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

Anote aí também:

A maioria das células animais tem um centrossomo, região próxima ao núcleo onde os microtúbulos das células são iniciados. Dentro do centrossomo existe um par de centríolos, cada qual com cerca de 250 nm (0,25 mm) de diâmetro. Os dois centríolos estão em ângulo reto entre si, e cada um é composto por nove conjuntos de três microtúbulos.

 

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 114.

 

A imagem ajuda a compreender de qual estrutura estamos falando. Veja:

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 114.

 

c)  O complexo golgiense ou complexo de Golgi tem função de receber muitas das proteínas sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso. Essas proteínas são quimicamente modificadas no complexo golgiense, pela adição de glicídios, processo denominado glicosilação de proteínas.

CORRETA.

 

d)  Nos lisossomos ocorre a digestão intracelular, podem digerir material capturado do exterior da célula por fagocitose ou por pinocitose, o que constitui sua função heterofágica, ou digerir partes desgastadas da própria célula, o que se denomina função autofágica.

CORRETA.

 

e)  Os peroxissomos são organelas membranosas com função de oxidar ácidos graxos, preparando-os para serem utilizados como matéria-prima na respiração celular, destinada à obtenção de energia, e a síntese de compostos importantes, como o colesterol. Ainda, os peroxissomos degradam substâncias tóxicas para a célula, como o peróxido de hidrogênio.

CORRETA.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *