A célula eucariótica é bem maior e mais complexa que a procariótica. Seu material genético é constituído por DNA associado a proteínas – formando os cromossomos – e está envolvido por uma membrana chamada carioteca. No citoplasma dos eucariontes, existe, além dos ribossomos, uma série de organelas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi (atualmente chamado de complexo golgiense), lisossomos, peroxissomos, entre outros. Em relação ao exposto, assinale a alternativa que indica corretamente a função do complexo golgiense.
- A) Sintetizar proteínas, através da união entre aminoácidos.
- B) Receber proteínas e lipídios do retículo endoplasmático e os concentrar em pequenas vesículas para serem transportados para outras organelas, para a membrana plasmática ou para fora da célula.
- C) Formar cílios e flagelos, possibilitando a locomoção das células.
- D) Formar a estrutura da célula, ligando-se a proteínas da face interna da membrana plasmática e automaticamente sustentando as microvilosidades.
- E) Sintetizar energia celular, utilizando o gás carbônico (O_2).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Receber proteínas e lipídios do retículo endoplasmático e os concentrar em pequenas vesículas para serem transportados para outras organelas, para a membrana plasmática ou para fora da célula.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
a) Sintetizar proteínas, através da união entre aminoácidos.
ERRADA. Essa é uma função dos ribossomos, tanto os que estão livres no citoplasma quanto os aderidos ao retículo endoplasmático rugoso.
b) Receber proteínas e lipídios do retículo endoplasmático e os concentrar em pequenas vesículas para serem transportados para outras organelas, para a membrana plasmática ou para fora da célula.
CORRETA.
APARELHO DE GOLGI O aparelho de Golgi (ou complexo de Golgi, ou apenas Golgi) é outra parte do diverso, dinâmico e extenso sistema de endomembranas [...). Essa estrutura recebeu o nome de seu descobridor, Camillo Golgi. Sua aparência varia, mas quase sempre consiste em dois componentes: sacos membranosos achatados chamados de cisternas, que são empilhados como pratos, e pequenas vesículas envoltas por membrana. Todo o aparelho possui cerca de 1 μm de comprimento.
O aparelho de Golgi tem vários papéis:
- recebe vesículas contendo proteínas do RER;
- modifica, concentra, empacota e classifica as proteínas antes que elas sejam enviadas para seus destinos celulares ou extracelulares;
- adiciona carboidratos às proteínas e modifica outros carboidratos que foram anexados às proteínas no RER;
- é onde alguns polissacarídeos para a parede celular vegetal são sintetizados.
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
De fato, "essa organela apresenta múltiplas funções; mas, dentre elas, cabe destacar que é muito importante na separação e no endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-as para as vesículas de secreção (que serão expulsas da célula), os lisossomos, as vesículas que permanecem no citoplasma ou a membrana celular [...]. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 6, grifo meu).
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
c) Formar cílios e flagelos, possibilitando a locomoção das células.
ERRADA. Essa é uma função dos centríolos, não do complexo de Golgi.
d) Formar a estrutura da célula, ligando-se a proteínas da face interna da membrana plasmática e automaticamente sustentando as microvilosidades.
ERRADA. Essa é uma função do citoesqueleto (formado por microtúbulos, filamentos intermediários e filamentos de actina), não do complexo de Golgi.
e) Sintetizar energia celular, utilizando o gás carbônico (O_2).
ERRADA. Essa é uma função das mitocôndrias, não do complexo de Golgi.
Deixe um comentário