A célula eucariótica possui membranas internas ordenadas de forma elaborada, que dividem a célula em compartimentos, conhecidas por organelas. Elas apresentam funções especiais e podem ou não estar em abundância em determinadas células do organismo. O Retículo Endoplasmático Liso (REL) atua em diversos processos metabólicos, que variam com o tipo de célula. Dos processos metabólicos relacionados NÃO se trata de função dessa organela:
- A) Sintetizar lipídeos.
- B) Armazenar íons cálcio.
- C) Produzir proteínas secretoras.
- D) Fazer metabolismo dos carboidratos.
Resposta:
A resposta certa é a letra C) Produzir proteínas secretoras.
O Retículo Endoplasmático Liso (REL) é uma organela citoplasmática que desempenha um papel fundamental em diversos processos metabólicos nas células eucarióticas. Embora tenha sido mencionado que o REL atua em processos metabólicos que variam com o tipo de célula, a produção de proteínas secretoras é uma de suas principais funções.
As proteínas secretoras são proteínas que são produzidas pelas células e liberadas no exterior da célula, desempenhando papéis importantes na comunicação celular, na resposta imune e no metabolismo. O REL é responsável por sintetizar e processar essas proteínas, que posteriormente são transportadas para o aparelho de Golgi, onde são modificadas e embaladas em vesículas para serem secretadas.
As outras opções não são funções do REL. A opção A) Sintetizar lipídios é uma função do Retículo Endoplasmático Rugoso (RER), que é outro tipo de organela citoplasmática. A opção B) Armazenar íons cálcio é uma função de organelas como o Retículo Endoplasmático e a Mitocôndria, mas não é uma função específica do REL. A opção D) Fazer metabolismo dos carboidratos é uma função das Mitocôndrias.
Portanto, a resposta certa é a letra C) Produzir proteínas secretoras, pois é uma das principais funções do Retículo Endoplasmático Liso.
Deixe um comentário