A fecundação é o processo biológico responsável pela formação de novas vidas. Esse processo caracteriza-se pela união do óvulo (gameta feminino) com o espermatozoide (gameta masculino). Nos espermatozoides, existe uma região específica conhecida como “acrossomo”. É o acrossomo que será o responsável pela perfuração das membranas do óvulo, permitindo assim, a fecundação e a formação de uma nova vida. Nesse caso, assinale corretamente a alternativa que apresenta a organela responsável pela formação do acrossomo nos espermatozoides.
- A) Complexo golgiense
- B) Peroxissomo
- C) Mitocôndria
- D) Retículo endoplasmático
- E) Ribossomos
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Complexo golgiense
Gabarito da banca: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
Enzimas liberadas a partir do acrossomo, produzido pelo complexo de Golgi, facilitam a penetração do espermatozoide durante a fecundação. Anote aí:
O acrossomo, encontrado na extremidade do espermatozoide, é um compartimento especializado ligado a uma membrana para a interação com o oócito. A membrana do acrossomo está ligeiramente abaixo da membrana plasmática da cabeça do espermatozoide; o outro lado da membrana do acrossomo está justaposto à membrana nuclear. Dentro do acrossomo estão enzimas solúveis, incluindo hidrolases e proteases. Com a proximidade do oócito, durante a fertilização, o acrossomo entra em exocitose, liberando seu conteúdo dentro da superfície do oócito. As enzimas digerem as múltiplas camadas da superfície do oócito para começar o processo de entrada do espermatozoide. É uma corrida, e o primeiro espermatozoide a ter sucesso dispara uma resposta significativa do oócito que previne a poliespermia, a entrada de outro espermatozoide que poderia se ligar em excesso aos cromossomos. (LODISH et al., 2014, p. 1012, grifo meu).
Referência: LODISH, H. et al. Biologia celular e molecular. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário