Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A hipótese da origem das mitocôndrias está esquematizada na figura abaixo.

De acordo com o esquema, uma célula eucariótica fagocitou uma célula bacteriana. Das observações, é CORRETO afirmar que, nessa hipótese, a

Resposta:

A alternativa correta é letra C) célula se tornou aeróbica depois da mitocôndria.

 

De acordo com a teoria endossimbiótica da origem das mitocôndrias, seres eucariontes heterotrófico fagocitaram bactérias autotróficas aeróbicas e, evolutivamente, a relação foi interessante para ambos: as bactérias precursoras da mitrocôndria recebiam proteção, nutrientes e compostos necessários para sobrevivência, enquanto a célula eucariótica "hospedeira" recebia maior suprimento de energia para suprir o metabolismo (a respiração aeróbia resulta em 32 ATP e a fermentação em 2 ATP).

 

Portanto, a alternativa C está correta: segundo a teoria da endossimbiose, o ser eucariótico obtinha energia por mecanismos metabólicos anaeróbios, sendo o metabolismo aeróbio a vantagem concedida pela bactéria precursora das mitocôndrias nessa relação endossimbiótica, logo, a célula se tornou aeróbica depois da mitocôndria.

 

a) mitocôndria produz energia de forma anaeróbica.

INCORRETA: a mitocôndria tem o oxigênio com receptor final dos eletrons na cadeia respiratória, portanto, ocorre respiração aeróbia.

b) célula eucariótica era aeróbia antes da mitocôndria.

INCORRETA: segundo a teoria da endossimbiose, o ser eucariótico obtinha energia por mecanismos metabólicos anaeróbios, sendo o metabolismo aeróbio a vantagem concedida pela bactéria precursora das mitocôndrias nessa relação endossimbiótica.

 

d) mitocôndria tem apenas uma membrana.

INCORRETA: as mitocôndrias possuem dupla membrana, sendo essa uma das evidências da teoria de endossimbiose, indicando que uma das membranas seria proveniente da bactéria precursora das mitocôndrias e a outra seria proveniente da célula hospedeira, criada durante a ingestão pela célula eucariótica.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *