A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de pó de sílica, que já foi comum em trabalhadores de pedreiras e minas, cujos pulmões perdem aos poucos sua capacidade respiratória. Aparentemente as partículas de sílica provocam a destruição das membranas de organelas citoplasmáticas, que contem enzimas, liberando- as no citoplasma. Essas enzimas liberadas destroem a própria célula e as células vizinhas, ocorrendo na região a formação de um material fibroso, reduzindo assim a capacidade respiratória do pulmão. As organelas citoplasmáticas em questão são:
- A) Mitocôndrias.
- B) Cloroplastos.
- C) Lisossomos.
- D) Centríolos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Lisossomos.
As organelas citoplasmáticas que possuem enzimas são os lisossomos, "bolsas membranosas repletas de enzimas digestivas capazes de
digerir uma variedade de substâncias orgânicas. [...] Essas organelas possuem mais de 80 tipos de enzimas, como nucleases (digerem DNA e RNA), proteases (digerem proteínas), polissacarases (digerem polissacarídios), lipases (digerem lipídios) etc. Os lisossomos são produzidos a partir de bolsas liberadas como brotos do complexo golgiense" (AMABIS & MARTHO, 2018).
A alternativa A está incorreta: mitocôndrias são organelas citoplasmáticas onde ocorre a respiração celular, o principal processo de obtenção de energia dos seres vivos
A alternativa B está incorreta: os cloroplastos ocorrem em células das partes iluminadas dos vegetais e são responsáveis pelo processo de fotossíntese. Sua cor verde deve-se à presença do pigmento clorofila.
A alternativa D está incorreta: os centríolos são constituídos por nove conjuntos de três microtúbulos, mantidos juntos por proteínas adesivas. Eles se localizam no centrossomo (ou centro celular), local de onde partem os microtúbulos do citoesqueleto.
Referência:
AMABIS, G. R.; MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. 5 ed. Editora Moderna, 2018.
Deixe um comentário